Sua existência no século IV é garantida por Santo Atanásio que o indica como participante do Concílio de Sárdica (atual Sófia) em 343; seu nome também aparece nos atos do pseudo-concílio de Colônia em 346. San Desiderio, que ocupa o terceiro lugar na lista de bispos de Langres, na França, parece ter sido natural de San Desiderio, perto de Gênova. Varnacario, clérigo de Langres, escreveu um relato de seu martírio, onde explica que Desidério foi decapitado durante uma invasão dos vândalos; provavelmente há confusão nas tradições locais, porque Langres teve várias invasões bárbaras. Reza a lenda que, após a decapitação, o bispo pegou a cabeça e voltou para a cidade, através de uma rachadura na rocha que se abriu para deixá-lo passar. Essa abertura é demonstrada até hoje. (Avv.)
Emblema: Equipe pastoral, Palmeira
Martirológio Romano: Perto de Langres, na Gallia lugdunense, agora na França, paixão de São Desidério, bispo, que, como é transmitido, vendo seu povo oprimido pelos vândalos, foi até seu rei para implorá-lo, mas, por ordem dele, foi imediatamente massacrado, oferecendo-se serenamente para o bem do rebanho que lhe foi confiado.
Sua existência no século IV, é garantida por s. Atanásio que o indica como participante e subscritor do Concílio de Sárdica em 343; seu nome também aparece nos atos do pseudo-concílio de Colônia em 346.
São Desidério ocupa o terceiro lugar na lista de bispos de Langres (França), parece que ele era um nativo dos arredores de Gênova e milagrosamente designado para a sé episcopal de Langres.
Um clérigo da citada cidade chamada Varnacario, escreveu no início do século VII, um relato de seu martírio, baseado nas tradições locais; de acordo com este Varnacario, o bispo Desidério foi decapitado durante uma invasão dos vândalos liderados por Croco; mas certamente houve uma confusão nas tradições locais, porque Langres teve várias invasões bárbaras e a dos alamanos comandados pelo verdadeiro Croco (298-307) não corresponde às datas de sua estadia como bispo de Langres, provavelmente é a invasão dos alemães de 355-357, rejeitada pelo imperador Juliano, o Apóstata.
Uma lenda diz que após sua decapitação, o santo bispo, como muitos outros cefalóforos, pegou sua cabeça e voltou para a cidade, através de uma rachadura na rocha que se abriu para deixá-lo passar, essa abertura é mostrada até hoje.
O culto de s. Desidério de Langres é certamente anterior ao século VII e o Martirológio Hieronímico o relatou em 11 de fevereiro; mas no século IX pelo erro de um copista repetido mais tarde, houve uma troca com São Desidério de Vienne, também lembrado em 11 de fevereiro, até que se decidiu deixar o santo de Vienne nesta data e trazer para 23 de maio a celebração do bispo de Langres, data que foi definitivamente inserida no 'Martirológio Romano'; a cidade de Langres também o comemora em 19 de janeiro, aniversário da tradução das relíquias de St. O desejo ocorreu em 1315.
Seu culto se espalhou não só na França, mas também na Itália, Suíça, Alemanha; ele é o santo padroeiro da cidade de Langres e muitas igrejas na diocese são nomeadas em sua homenagem; Seu túmulo foi mantido em um priorado beneditino localizado no centro da cidade; Em 1354, uma famosa irmandade foi fundada em sua honra, na qual reis e príncipes foram inscritos.
São Desidério foi invocado como testemunha da verdade dos juramentos e como protetor nas partes difíceis.
Autor: Antonio Borrelli
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