sábado, 27 de maio de 2023

EVANGELHO DO DIA 27 DE MAIO

Evangelho segundo São João 21,20-25. 
Naquele tempo, Pedro, ao voltar-se, viu que o seguia o discípulo predileto de Jesus, aquele que, na Ceia, se tinha reclinado sobre o seu peito e Lhe tinha perguntado: «Senhor, quem é que Te vai entregar?». Ao vê-lo, Pedro disse a Jesus: «Senhor, que será deste?». Jesus respondeu-lhe: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa? Tu, segue-Me». Divulgou-se então entre os irmãos o boato de que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse a Pedro que ele não morreria, mas sim: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa?». É este o discípulo que dá testemunho destes factos e foi quem os escreveu; e nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus realizou muitas outras coisas. Se elas fossem escritas uma a uma, penso que nem caberiam no mundo inteiro os livros que era preciso escrever. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Gregório de Nissa
(335-395) 
Monge, bispo 
De pomba em pomba 
«Jesus respondeu-lhe: "Tu, segue-Me"» 
«Levanta-te e vem, minha bem-amada, minha bela, minha pomba» (Cant 2,10). A natureza divina convida a alma humana a participar dela, transcendendo-a sempre pela sua eminência no bem. A alma cresce na sua participação no transcendente e nunca deixa de crescer; mas o bem no qual participa permanece o mesmo, manifestando-se sempre igualmente transcendente à alma que dele participa sempre mais. Deste modo, vemos o Verbo guiar a esposa para os cumes pelo crescimento na virtude, como quem sobe uma escada. Primeiro, envia-lhe um raio de luz pelas janelas dos profetas e as treliças dos mandamentos da Lei, ordenando-lhe que se aproxime da luz e se torne bela, tomando na luz a forma da pomba. Depois, quando ela já tomou parte nesses bens na medida em que pode contê-los, atrai-a de novo, como se ela ainda não tivesse participado nos bens, à participação na beleza transcendente. Assim, à medida que ela vai progredindo na direção daquilo que está sempre uns passos à sua frente, também o seu desejo aumenta, e o excesso de bens, manifestos na sua transcendência, levam-na a pensar que se encontra sempre no começo da sua ascensão. É por isso que o Verbo diz de novo: «Levanta-te» (Cant 2,13) àquela que já se encontra de pé; e: «Vem» àquela que já veio. Com efeito, quem assim se levanta nunca mais acabará de se levantar, e quem corre para o Senhor jamais esgotará o amplo espaço para a corrida divina. Temos, pois, de nos levantar continuamente, sem nunca cessarmos de nos aproximar na nossa corrida; pois cada vez que o Verbo diz: «Levanta-te» e: «Vem», dá-nos força para subirmos um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário