terça-feira, 23 de maio de 2023

EVANGELHO DO DIA 23 DE MAIO

Evangelho segundo São João 17,1-11a. 
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho Te glorifique, e, pelo poder que Lhe deste sobre toda a criatura, Ele dê a vida eterna a todos os que Lhe confiaste. É esta a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e Aquele que enviaste, Jesus Cristo. Eu glorifiquei-Te sobre a Terra, consumando a obra que Me encarregaste de realizar. E agora, Pai, glorifica-Me junto de Ti mesmo com a glória que tinha em Ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo Me deste. Eram teus e Tu Mos deste, e eles guardam a tua palavra. Agora sabem que tudo quanto Me deste vem de Ti, porque lhes comuniquei as palavras que Me confiaste e eles receberam-nas: reconheceram verdadeiramente que saí de Ti e acreditaram que Me enviaste. É por eles que Eu rogo; não pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e neles sou glorificado. Eu já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, enquanto Eu vou para Ti». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena(1347-1380) 
Terceira dominicana, doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
A reforma dos pastores, cap. XXV, n° 134 
«Eles reconheceram verdadeiramente que saí de Ti» 
Ó Deus eterno, ó luz e pórtico de toda a luz! Ó fogo acima de todo o fogo, único fogo que queima sem se consumir! Fogo que consome na alma todo o pecado e todo o amor próprio, fogo que não consome a alma, mas a nutre com um amor insaciável, visto que, saciando-a, não a saciais: ela deseja-Vos sempre; e quanto mais Vos deseja, mais Vos possui, mais Vos procura, mais Vos encontra e mais Vos experimenta, ó fogo soberano, fogo eterno, abismo de caridade! Ó bem supremo e eterno, quem Vos trouxe, Deus infinito, para me esclarecer com a luz da vossa verdade, a mim, pequena criatura? Nenhum outro senão Vós mesmo, ó fogo de amor! Sempre o amor, só o amor Vos atraiu e atrai ainda a criar à vossa imagem e semelhança as vossas criaturas racionais, e a ter misericórdia com elas, enchendo-as de infinitas graças e de dons sem medida. Ó bondade acima de toda a bondade, só Vós sois soberanamente bom! E no entanto, destes-nos o Verbo, vosso Filho único, para que vivesse connosco, em contacto com o nosso ser de corrupção e trevas! Qual foi a causa deste dom? O amor, porque nos amastes antes de existirmos. Ó magnificência eterna! Ó magnificência de bondade. Abaixastes-Vos, fizestes-Vos pequeno para engrandecer o homem! Para qualquer lado que me vire, não encontro senão o abismo e o fogo da vossa caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário