terça-feira, 24 de maio de 2022

Maria, esposa fidelíssima do Espírito Santo

 A Virgem Maria é a Esposa do Espírito Santo! Quanto mais uma alma invoca Maria, mais descerá sobre ela o Espírito Santo. 
     “Tendo-a encontrado numa alma, o Espírito Santo, seu Esposo, voa para lá, entra plenamente e comunica-se a essa alma abundantemente e na mesma medida em que ela dá lugar a Maria.
     “Uma das grandes razões por que o Espírito Santo não opera agora maravilhas retumbantes nas almas é que não encontra nelas uma união bastante íntima com a sua fiel e indissolúvel esposa. Digo inseparável esposa porque desde que este Amor substancial do Pai e do Filho desposou Maria para produzir Jesus Cristo, Cabeça dos eleitos, e Jesus Cristo nos eleitos, nunca mais a repudiou, porque Ela foi sempre fiel e fecunda”.

     “Maria é o grande molde de Deus, feito pelo Espírito Santo, para formar ao natural um Deus-Homem, pela união hipostática, e para formar um Homem-Deus, pela graça. Para isso nada mais oportuno do que essa consagração (*), uma vez que Maria Santíssima é o grande molde no qual foi formado Jesus”.
     Assim, todo aquele que se lançar e desmanchar dentro desse molde sairá com as feições de Jesus. A consagração é a maneira pela qual nos lançamos nesse molde perfeito, e a vivência dessa devoção é a maneira pela qual nos desmanchamos no mesmo molde, ou seja, quando nos entregarmos totalmente a Maria, Ela nos ensina a ser, pensar e viver como Jesus.
     “Tendo o Espírito Santo desposado Maria Santíssima, e nela e por n’Ela produzido Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, n’Ela e por Ela continua a produzir, diariamente, os predestinados. Isso de um modo misterioso, porém verdadeiro”.
     “Felizes, pois – conclui Montfort – mil vezes felizes as almas, as quais o Espírito Santo revela o Segredo de Maria e lho faz conhecer”. 
Fonte: Livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem (São Luís Maria Grignion de Montfort) 
(*) Consagração a Jesus por Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort explicado no livro em referência.

Heroinas da Cristandade


Nenhum comentário:

Postar um comentário