quarta-feira, 25 de maio de 2022

Santa Vicenta Maria López y Vicuña, religiosa, fundadora (1847-1890)

Vicenta María López de Vicuña (Cascante, Navarra, 22 de março de 1847 - Madrid, 26 de dezembro de 1890) foi uma religiosa católica espanhola, fundadora das Irmãs do Serviço Doméstico da Imaculada Conceição. Esta congregação recebeu a aprovação do Papa Leão XIII em 1888.
Biografia 
Vicenta María Deogracias Bienvenida, pois esse era seu nome completo, nasceu em uma família navarra de firmes convicções cristãs. Seu pai era José María López, nascido em Mataró (Barcelona), filho de José Justo López e Antonia Giménez, nascido em Cazorla (Jaén). E sua mãe era María Nicolasa de Vicuña, natural de Estella, filha de José María Vicuña e Manuela García, naturais de Ágreda (Soria) e residentes de Estella. Ela foi a segunda filha deste casamento que teve uma primeira filha, María Dominica, que morreu cedo. Seu tio-avô, Joaquín García, sacerdote, também viveu neste ambiente, além de outros parentes que ajudaram em sua forte piedade cristã. Em 1866 mudou-se definitivamente para Madrid, para a casa de seus tios maternos, Manuel María de Vicuña (Estella, 10 de dezembro de 1805-Madri, 2 de março de 1869), advogado, e sua irmã María Eulalia (Estella, 10 de dezembro de 1805-Madrid, 30 de novembro de 1877) que se casou com Manuel de Riega y Rico, para completar a sua formação religiosa.Antes, desde os sete anos de idade, já passava frequentes períodos entre Madrid e Cascante. Os tios Manuel e Eulália não tinham filhos e gostavam da companhia da sobrinha que não hesitava em acompanhar a tia nas suas visitas regulares aos hospitais, hospícios e outros centros de caridade de Madrid. Aos 19 anos, sentiu o desejo de se consagrar. Após vários inconvenientes, inclusive oposição familiar, emitiu os votos em 11 de junho de 1876, onde o bispo auxiliar de Toledo, Ciriaco María Sancha, assistiu à tomada do hábito; nesse mesmo ano fundou a congregação das Irmãs de Maria Imaculada. Morreu aos quarenta e três anos em Madri, em 26 de dezembro de 1890. Foi beatificada pelo Papa Pio XII em 19 de fevereiro de 1950 e canonizada em 25 de maio de 1975 por Paulo VI.
Congregação das Filhas de Maria Imaculada para o Serviço Doméstico 
Fruto da iniciativa social e evangelizadora de seu tio Manuel María e María Eulalia Vicuña, a fundadora Vicenta María foi sensível às carências das jovens que vinham a Madri em busca de trabalho no serviço doméstico e viu a necessidade de criar uma organização que protegeria essas jovens e as capacitaria para enfrentar esses novos desafios. A Congregação das Filhas de Maria Imaculada para o Serviço Doméstico e Proteção dos Jovens foi fundada em Madrid em 11 de junho de 1876 com o nome de Irmãs do Serviço Doméstico da Imaculada Conceição. O Decreto Laudatório é de 18 de abril de 1888 e a data de aprovação do Instituto é 13 de janeiro de 1899, cujas constituições foram aprovadas em 12 de setembro de 1904. Em 18 de maio de 1905 o antigo nome original é alterado para o de pela Congregação das Filhas de Maria Imaculada para o Serviço Doméstico e Proteção dos Jovens. Quando foi fundada, seu objetivo era “atender jovens mulheres que, longe de casa, eram obrigadas por motivos de trabalho a viver em novos ambientes e condições de trabalho”. Essa congregação rapidamente se espalhou por vários países: Chile, Brasil, Uruguai, México, Peru, Colômbia, Cuba, na América, e Portugal, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Marrocos e Índia. Nas freiras de Maria Imaculada, como são popularmente conhecidas, estavam presentes em 21 países, em quatro continentes, com 123 comunidades, mas a falta de vocações religiosas fez com que algumas delas desaparecessem, como aconteceu com a de Burgos (Espanha). em 2022. 
Homenagens 
Em 1974, o artista Antonio Loperena, juntamente com o arquiteto Carlos Urrutia, encarregou a Câmara Municipal de Cascante de construir um monumento dedicado ao vizinho recém-canonizado, o único santo que Navarra possui. De fato, foi inaugurado em 25 de maio de 1975, dia em que foi canonizado em Roma. É um conjunto de planta hexagonal em cuja parte superior está representada a santa sentada, apresentando nas laterais da base relevos alusivos à sua vida. Todo o monumento é feito em mármore rosa de Iver (Portugal) e é considerado uma das principais obras deste escultor que vive em Tudela. 
Em 16 de janeiro de 2007 foi inaugurada a Casa-Museu Vicenta María López y Vicuña. A congregação adquiriu um prédio de três andares anexo ao local de nascimento do Santo, localizado na rua Vicente Dutor. Com três andares, no terceiro andar mostra a infância de Santa Vicenta María, no segundo andar, sua chegada a Madrid, sua vocação e a fundação da congregação, no primeiro andar sua morte é tratada e, finalmente, no o piso térreo mostra a expansão da congregação em todo o mundo. 
Em 2009, o Museu de Vicenta María recebeu o modelo que o autor havia feito em gesso, 65 centímetros, pintado em cor imitando bronze. Atualmente a rua onde nasceu leva seu nome assim como a escola pública de Cascante. Desde 1º de março de 1979, segregada da paróquia de Corpus Christi, a paróquia de Santa Vicenta María existe em Pamplona, ​​no bairro de Iturrama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário