sábado, 26 de agosto de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Espiritualidade da Ascensão”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1110. Olhando para a terra.
            A solenidade da Ascensão do Senhor não é o último capítulo que acaba de repente. Vemos que os evangelhos que lhe dedicam poucos linhas. Poucas palavras dizem tudo. Ela é parte integrante do mistério Pascal, sem a qual, não tem sentido. No que se refere a Jesus, a Ascensão é a consumação de sua Ressurreição, para a Glorificação junto do Pai com todo poder e glória. No que se refere a nós, é nossa realização como humanidade que, com Ele, chega a sua máxima exaltação. Por outro lado, dá-nos o modo de viver na glória, construindo a história. Quando todos olhavam para o alto, os “anjos” disseram que não era para olhar para cima, pois Ele vai voltar como foi, isto é, glorioso. Que vamos fazer com nossos olhares até que Ele volte? Olhar para o mundo, para a terra. É a sagração das realidades terrestres que, pela matéria glorificada em Jesus, chegou a sua destinação maior. Nesta condição, podemos entender o que diz Teilhard Chardin, a cristificação do Universo. O Universo e a natureza humana são o caminho para a Vida de Deus em nós. Isto quer dizer que a espiritualidade, a vida cristã e a santidade não é olhar para o alto, como saindo do mundo, mas vivendo no mundo, viver para Deus em Cristo, guiados pelo Espírito. É mais fácil uma espiritualidade desligada de todos e intimista que não nos compromete com o mandamento de Jesus “amai-vos uns aos outros” (Jo 13,34), e nos alivia de estar mais unidos aos problemas das pessoas, de sentir suas dores, de “sujarmos nossas mãos pelos outros!” Espiritualismo é muito cômodo. A falta de vigor de nossa evangelização provém da falta de testemunho espiritual. Gostamos de belos textos, roupas, cerimônias, quando há um mundo pegando fogo. A Igreja não deve ter a mentalidade do mundo, como diz João: “Não os tire do mundo, mas os livre do maligno” (Jo 17,15)  mas dar-lhe uma nova mentalidade.
1111. Uma espiritualidade integral
            Somos chamados a ter uma espiritualidade integral. Podemos nos perguntar se o que propomos como espiritualidade é possível de ser vivida pelo povo sofredor da rua, dos ônibus lotados, da falta de emprego, saúde etc....A espiritualidade evangélica vai orientar a viver todas as condições humanas como caminho espiritual. Ela contém sofrimento e alegrias humanas, vivendo o divertimento, o prazer que Deus pos em nosso corpo, a amizade, o amor humano que se santifica no amor a Jesus. Vendo nosso povo e nossos familiares que sabem viver o amor e se dedicam a Deus na dedicação à família, à comunidade paroquial e à cidade na política no comprometimento e na esperança de um mundo melhor para seus filhos e por toda a população.
1112. Dar alma ao mundo
            Após a Ascensão recebemos a missão de levar avante a redenção. Mas Deus quis precisar de nós para que o mundo possa convergir para Cristo. Não há necessidade que todos falem a mesma língua espiritual como apresentamos, mas que todos falem a linguagem do evangelho. Se lutarmos pela justiça, pelo amor, pela paz, pelo progresso dos povos, estamos abrindo caminhos para que Deus seja tudo em todos (1Cor 15,28). Quantas coisas boas existem feitas pelas pessoas que nem conhecem o evangelho, mas Jesus as conhece e santifica suas boas ações pelo sacramento de sua pessoa. Não basta colocar o carimbo de Cristo em suas ações, mas colocar Cristo como vida do que se faz. Quem faz o bem, o faz em nome de Deus. Nossa missão é mostrar que as maravilhas dos povos serão mais lindas se deixarem desabrochar no seu jardim as flores semeadas por Jesus em sua encarnação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário