quarta-feira, 30 de agosto de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Espírito que nos transforma”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
Ele vos enviará outro Consolador
            Pelos Evangelhos nós conhecemos o quanto Jesus vivia imerso no Espírito Santo. Lucas diz que Ele era movido pelo Espírito (Lc 4,1). Sua atividade era impregnada por Ele. Jesus não só nos transmitiu o que o Pai Lhe ensinou (Jo 8,28), mas também o Espírito que recebeu sempre Dele. Por isso no-lo dirá: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). Como é modelo de todas as virtudes, é também de Sua relação com o Espírito que O guia. Jesus é obediente às moções do Espírito. Nós tivemos, ultimamente, um crescimento muito grande na relação com o Espírito Santo. A Igreja Oriental sempre foi mais fecunda neste sentido. Contudo, não podemos considerá-lo como um santo a mais a nosso favor, pior ainda, a nosso serviço. Ele é o Dom e não simplesmente o dispensador de dons e milagres. Como Dom, realiza a Vida Divina em Nós. Sua missão primeira é nos transformar para que Deus seja sempre mais nossa vida e nos revista de Cristo para que sejamos filhos de Deus de fato (1Jo 3,1). O Espírito realiza em nós a conformação à Cristo. Como formou Jesus no seio de Maria, assim também nos forma para termos em nós a imagem de Cristo como escreve Paulo aos Romanos: “Predestinou-os para serem conformes à imagem de seu Filho” (Rm 8,29). Jesus nos redimiu com seu sangue. O Espírito atua essa redenção em nós a tal ponto que somos purificados, pelas águas do Batismo e fortalecidos pelos sacramentos. O Espírito dá a cada um os dons necessários para a Vida em Deus, como também os dons para o serviço da comunidade. Como Cristo se pôs a serviço, estamos também a serviço. O amor nos foi concedido não como um sentimento, mas como participação no modo como Cristo amou a ponto de dar a vida. Conhecemos os que se dedicam a Deus no serviço aos irmãos, chegando mesmo a dar a vida. O Espírito é a força que nos move nesse serviço. O maior é aquele serve (Lc 22,26). Ao lavar os pés dos discípulos na ceia, Jesus mostrou que a obra da redenção é um serviço. Serviço é dom do Espírito dado a todos. Somos transformados em servidores. Quem não serve, não serve.
Vinde, Espírito Santo
            Aprendemos a rezar implorando que o Espírito esteja conosco: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis com vosso santo amor... e renovareis a face da terra”. É o testemunho da fé no Espírito Santo. Os sacerdotes as celebrações dos sacramentos, o bispo nas ordenações sacerdotais e crismas, sempre usam o gesto de impor as mãos como invocação do Espírito Santo. Ele se faz presente como realização dos sacramentos. Na Eucaristia, invocamos para que transforme o pão e o vinho no corpo e sangue de Cristo. O mesmo Espírito transforma os fiéis em Corpo de Cristo. Invoquemos sempre o Espírito Santo para que continue sua ação transformadora.
Vendo o Espírito Santo
            O Espírito está presente, “é como o vento que sopra onde quer. Ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai” (Jo 3,8). Não podemos controlar a ação do Espírito, mas podemos identificá-Lo em suas inumeráveis atividades. A sabedoria que o Espírito dá nos confere a capacidade de ver sua ação em nós e no mundo. Pobre de quem não tem a abertura para acolhê-Lo e para vê-Lo presente. O grande milagre é deixar o Espírito agir e seguir sua inspiração. O fechamento é o pecado contra o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário