segunda-feira, 28 de agosto de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Nossos pais na fé”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1927. Homens da Palavra
            Os profetas morreram, os apóstolos foram mortos, mas Jesus continua seu caminho conduzindo seu povo por meio de outros profetas e apóstolos, homens e mulheres de fé. Desde o mais douto ao mais humilde, todos são iluminados para viver a fé e ensinar. A grande virtude é saber aprender. O Espírito Santo supre a nossa fraqueza, mas não dispensa o esforço humano para compreender a Verdade. Já nos inícios temos pessoas que refletiram, estudaram e começaram a explicar a doutrina. Chamamos esses homens de Santos Padres. Foram homens de Deus que viveram santamente, estudaram muito e defenderam a Palavra de Deus de explicações que estavam erradas, que chamamos de heresias. Temos a Palavra e a Tradição que são os fundamentos. Tudo o que professamos com fé cristã foi estudado por eles. Havia gente que explicava de modo errado. O que as Igrejas cristãs, tanto a católica, como a ortodoxa e a evangélica acreditam provém de seu ensinamento que defendia a verdadeira fé. Por exemplo: um afirmava que Jesus não era Deus. Outros chegavam a afirmar que não era homem. Foram séculos de estudo. Esse estudo nos dá segurança sobre o ensinamento da Palavra. Para nós é difícil ler seus textos por não termos acesso fácil e são difíceis. Por exemplo: S. Agostinho, bispo de Hipona, tratou de todos os assuntos que lidamos hoje. É um mestre. Foi um grande pastor aprofundado nas verdades de Deus. Além desses que foram sábios e santos, temos outros autores que também deram grande contribuição, como Orígenes e Tertuliano. São também antigos. O que ensinamos são doutrinas que percorreram os séculos da história.
1928. Fortes na Tradição
            Ao lado desses antigos, temos outros que não são tão antigos, mas deram um ensinamento muito grande para se entender e viver a Palavra de Deus transmitida e conservada pela Tradição. Temos também mulheres que deram sua contribuição valorosa vivendo e explicando a Palavra. São chamadas nossas mães na fé.  Nem sempre foram escritores, mas homens e mulheres que deram um testemunho qualificado de sua experiência de fé. O que fez esses homens e mulheres serem tão importantes? Conheceram e viveram a Palavra. É impressionante como aprofundaram a Palavra de Deus lida com sabedoria, rezada com profundidade e ensinada com amor. Firmes na fé, amantes da Palavra conservada e entendida pela Tradição, foram capazes de colher seus ensinamentos e explicitar com sabedoria usando as ciências humanas. Desse modo deram grandiosa contribuição para o conhecimento da revelação. Jesus afirma: “o bom escriba é aquele que tira de seu tesouro coisas novas e velhas”(Mt 13,52).
1929. Força de ensinamento
            Nós não vivemos somente dos que viveram no passado. Somos também responsáveis para continuar tão belo caminho. Nesses últimos tempos, a reflexão e o entusiasmo pela Igreja nos ofereceram tantas maravilhas na reflexão sobre o ensinamento de Jesus. Ele é sempre essa fonte que jorra com água límpida. Há homens e mulheres contribuindo muito para a compreensão da Palavra de Deus. Não basta repetir os textos, como fazemos, às vezes, mas saber interpretar o que Deus quer falar para o mundo de hoje. Por isso é preciso que nos preparemos melhor para sermos mais úteis à sociedade. Não vivamos em grupos fechados ou igrejinhas sem janelas, mas abramos para que o sopro do Espírito nos faça compreender a Palavra e levemos a Tradição a sempre maior penetração no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário