terça-feira, 30 de maio de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Ide por todo o mundo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1017. Continuando uma missão
            Jesus terminou sua missão num fracasso humano, como expressam os dois discípulos que iam para Emaus: “Esperávamos que fosse Ele quem iria redimir Israel; mas, com tudo isso, faz três dias que essas coisas aconteceram...” (Lc 24,21). Eles estavam desiludidos. Mas Ele já tinha superado o fracasso e já estava vivo com eles como um fogo novo como disseram: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras” (32). Jesus “apareceu-lhes no espaço de quarenta dias, falando sobre o Reino de Deus” (At 1,3). “Aproximando-se deles, falou ‘Toda autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue. “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos meus, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo, e ensinando-as a observar tudo quando vos ordenei E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28,19-20). O que humanamente foi um fracasso, tornou-se uma missão a ser realizada pelos humanos. O discípulo, frágil e pequeno, torna-se, com autoridade divina, o anunciador e continuador da presença e missão de Jesus no mundo. Ele confiou totalmente na pessoa para sua missão de implantar o Reino na força do Espírito (At 1,8). Ele está unido ao discípulo. Não implantará uma ideologia, mas a presença do Reino que acontece na fé em Jesus. O Reino cresce sem a gente saber como.
1018. Constituindo um corpo
            Com o princípio de individualidade, tão bom, cultivou-se também o defeito do individualismo que se introduziu também na vida religiosa preocupando-se só com a própria salvação. Os outros que se salvem. Jesus disse que “quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado” (Mc 16,16). Mas disse também: “Fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28,19). Discípulo não O segue individualmente, mas em grupo, como os 12 apóstolos. Os que creram se unem não só fisicamente, mas constituem um corpo de muitos membros, como nos explica Paulo. Este corpo tem a primeira missão de manter a presença de Jesus no meio de nós: “Eu estarei convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (20). Não anunciamos um corpo de verdades, mas uma Pessoa que vive conosco que nos deixou um ensinamento. Os discípulos, como corpo unido, continuam a presença e a missão do Redentor por sua vida e por sua Palavra.
1019. Multiforme ação
            Nesta atitude missionária de levar o Evangelho, cada um torna-se membro especial e tem dons especiais dados por Deus para essa missão. As crianças têm seu papel. Conhecemos o trabalho da “Infância missionária”. Jovens, adultos e anciãos, todos tem sua parte. Cada um deve ver como evangelizar. Mas é preciso evangelizar. Quem não evangeliza é porque ainda não foi evangelizado. Quem O conhece tudo faz para que Ele seja conhecido. Este corpo apostólico vai anunciar Jesus, não uma teoria, uma tradição particular, uma cultura, um método de grupos. Vimos que isso não deu certo e provocou esta onda de ateísmo no mundo. Eu mesmo tive a experiência de, indo trabalhar na África, tive a tendência de levar métodos brasileiros para a Igreja local. A evangelização, até mesmo dentro do Brasil, tem que ser diferente de lugar para lugar. Temos regiões diferentes. É a partir da cultura local é que vamos escolher o meio de evangelizar. No mês missionário, tenhamos em conta que todos somos missionários e rezemos pelas missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário