quarta-feira, 24 de maio de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Palavra de Deus em gotas”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1011. Rosário, caminho da Palavra
            Deus, na história da humanidade, usa tanto meios para promover seu diálogo amoroso com as pessoas. Seus filhos são criativos para responder a seu desejo de comunhão. Nossa comunhão se faz no amor e na oração. E, para rezar, ouvir sua palavra e responder, não os engessa em um único modo. Por isso vemos na riqueza dos povos uma variedade imensa de manifestações de sua Palavra eterna e de respostas de seu povo amoroso. Sabemos que ler a bíblia não recitar uns textos, mas penetrar a vontade divina presente nesta palavra. E maravilhoso ver pessoas que conhecem a Palavra de modo profundo e até de cor. Se bem que o diabo também sabe a bíblia de cor e não tem diabo que preste, pois não a sabe no coração. No rosário, o terço, podemos ter um exemplo desta riqueza da Palavra de Deus. O povo de Deus, em sua simplicidade, não podendo nem ler e nem ouvir a Palavra pelas circunstâncias do tempo, aprendeu a refleti-la e contemplá-la de um jeito simples e acessível. Se tomarmos um rosário, veremos que tem 20 mistérios, isto é, 20 momentos significantes da vida de Jesus em seu mistério de redenção. Dizemos por exemplo “terceiro mistério glorioso, contemplemos a descida do Espírito Santo”. Refletir sobre este mistério é ouvir a Palavra de Deus e passá-la para a vida. Gota a gota esta verdade vai penetrando o coração e transformando-se em vida. Em cada quarta parte do rosário temos diante dos olhos uma parte da caminhada de Cristo entre nós: sua encarnação, seu nascimento e infância, sua vida pública com suas atividades, sua Paixão dolorosa e sua gloriosa Ressurreição e os frutos desta ressurreição: Ascensão, Pentecostes. Essas verdades não são Palavra de Deus? Meditamos na mente e levamos ao coração. Igualmente o Pai-Nosso e a Ave-Maria são tirados da Palavra de Deus.
1012.Um jeito distraído da atenção
Como unir a meditação e a recitação as preces. A oração acompanha o ritmo humano. Nossa mente tem dificuldades de muita concentração. Somos capazes de estar dizendo uma coisa e a mente passeando. Então a oração do terço cria o caminho da oração: enquanto contemplamos com a fé o mistério da vida de Jesus, vamos realizando o encontro com Deus com as palavras do Pai-Nosso e da Ave-Maria e no final de cada parte damos glória à Trindade. A distração humana se torna atenta oração. Podemos até dizer que: quem deixou cair o terço das mãos buscou o ateísmo do coração, fazendo da religião uma doutrina, uma estrutura sem coração.
1013.Oração síntese
            Tanto o Pai Nosso, como a Ave-Maria são síntese da Palavra de Deus colocada em palavras simples colocadas na boca do povo, como fez Jesus ao ensinar a oração. Jesus nos deu um jeito tão humano de falar com o Pai, resumindo nossas necessidades: insistente como o amigo que pede o pão (Lc 11,8), com palavras simples e não gritaria (Mt 6,7), dirigidas ao Pai e com a Mãe rezamos por Jesus ao Pai no Espírito, por isso sempre temos o Glória ao Pai. Rezamos também pelos outros, como nos aconselha Paulo (1Tm 2,1-2). Rezar o terço realiza também o pedido de Jesus para orar sem cessar (Lc 18,8). É a imitação de Jesus que estava sempre em oração. Vemos tantas pessoas rezando o terço pelos caminhos, no silêncio das noites, nos momentos de dor, utilizando as riquezas dos meios modernos rezando na TV e rádio. Esta oração evita o exibicionismo, o ritualismo, o intelectualismo e abre os tesouros de Deus aos pobres e sofredores. Achei bonito o Bento XVI enfiar a mão no bolso e tirar seu terço, em Aparecida. Era um gesto seu habitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário