Deus, na história da humanidade, usa
tanto meios para promover seu diálogo amoroso com as pessoas. Seus filhos são
criativos para responder a seu desejo de comunhão. Nossa comunhão se faz no
amor e na oração. E, para rezar, ouvir sua palavra e responder, não os engessa
em um único modo. Por isso vemos na riqueza dos povos uma variedade imensa de
manifestações de sua Palavra eterna e de respostas de seu povo amoroso. Sabemos
que ler a bíblia não recitar uns textos, mas penetrar a vontade divina presente
nesta palavra. E maravilhoso ver pessoas que conhecem a Palavra de modo
profundo e até de cor. Se bem que o diabo também sabe a bíblia de cor e não tem
diabo que preste, pois não a sabe no coração. No rosário, o terço, podemos ter
um exemplo desta riqueza da Palavra de Deus. O povo de Deus, em sua
simplicidade, não podendo nem ler e nem ouvir a Palavra pelas circunstâncias do
tempo, aprendeu a refleti-la e contemplá-la de um jeito simples e acessível. Se
tomarmos um rosário, veremos que tem 20 mistérios, isto é, 20 momentos
significantes da vida de Jesus em seu mistério de redenção. Dizemos por exemplo
“terceiro mistério glorioso, contemplemos a descida do Espírito Santo”.
Refletir sobre este mistério é ouvir a Palavra de Deus e passá-la para a vida.
Gota a gota esta verdade vai penetrando o coração e transformando-se em vida. Em cada quarta
parte do rosário temos diante dos olhos uma parte da caminhada de Cristo entre
nós: sua encarnação, seu nascimento e infância, sua vida pública com suas
atividades, sua Paixão dolorosa e sua gloriosa Ressurreição e os frutos desta
ressurreição: Ascensão, Pentecostes. Essas verdades não são Palavra de Deus? Meditamos
na mente e levamos ao coração. Igualmente o Pai-Nosso e a Ave-Maria são tirados
da Palavra de Deus.
1012.Um
jeito distraído da atenção
Como unir a meditação e a
recitação as preces. A oração acompanha o ritmo humano. Nossa mente tem
dificuldades de muita concentração. Somos capazes de estar dizendo uma coisa e
a mente passeando. Então a oração do terço cria o caminho da oração: enquanto
contemplamos com a fé o mistério da vida de Jesus, vamos realizando o encontro
com Deus com as palavras do Pai-Nosso e da Ave-Maria e no final de cada parte
damos glória à Trindade. A distração humana se torna atenta oração. Podemos até
dizer que: quem deixou cair o terço das mãos buscou o ateísmo do coração,
fazendo da religião uma doutrina, uma estrutura sem coração.
1013.Oração
síntese
Tanto o Pai Nosso, como a Ave-Maria
são síntese da Palavra de Deus colocada em palavras simples colocadas na boca
do povo, como fez Jesus ao ensinar a oração. Jesus nos deu um jeito tão humano
de falar com o Pai, resumindo nossas necessidades: insistente como o amigo que
pede o pão (Lc 11,8),
com palavras simples e não gritaria (Mt 6,7), dirigidas ao Pai e com a Mãe rezamos por Jesus ao Pai
no Espírito, por isso sempre temos o Glória ao Pai. Rezamos também pelos outros,
como nos aconselha Paulo (1Tm
2,1-2). Rezar o terço realiza também o pedido de Jesus para orar sem
cessar (Lc 18,8).
É a imitação de Jesus que estava sempre em oração. Vemos tantas
pessoas rezando o terço pelos caminhos, no silêncio das noites, nos momentos de
dor, utilizando as riquezas dos meios modernos rezando na TV e rádio. Esta
oração evita o exibicionismo, o ritualismo, o intelectualismo e abre os
tesouros de Deus aos pobres e sofredores. Achei bonito o Bento XVI enfiar a mão
no bolso e tirar seu terço, em Aparecida. Era um gesto seu habitual.
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