domingo, 21 de maio de 2017

EVANGELHO DO DIA 21 DE MAIO

Evangelho segundo S. João 14,15-21.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco: Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós. Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis. 
Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós. Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai, e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Comentário do dia: 
Liturgia latina 
Sequência do Espírito Santo 
«Ele vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco»

Vinde, ó Espírito Santo, 
vinde, amor ardente, 
acendei na terra 
vossa luz fulgente. 

Vinde, pai dos pobres, 
na dor e aflições, 
vinde encher de gozo 
nossos corações. 

Benfeitor supremo, 
em todo o momento 
habitando em nós 
sois o nosso alento. 

Descanso na luta 
e na paz encanto, 
no calor sois brisa, 
conforto no pranto. 

Luz de santidade, 
que no céu ardeis, 
abrasai as almas 
dos vossos fiéis. 

Sem a vossa força 
e favor clemente, 
nada há no homem 
que seja inocente. 

Lavai nossas manchas, 
a aridez regai, 
sarai os enfermos 
e a todos salvai. 

Abrandai durezas 
para os caminhantes, 
animai os tristes, 
guiai os errantes. 

Vossos sete dons 
concedei à alma 
do que em Vós confia: 

Virtude na vida, 
amparo na morte, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário