Evangelho segundo S. Lucas 1,57-66.
Naquele
tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho. Os seus
vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e
congratularam-se com ela. Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e
queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas a mãe interveio e disse: «Não,
Ele vai chamar-se João». Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua família que
tenha esse nome». Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria
que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é
João». Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe
soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus. Todos os vizinhos se
encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes
factos. Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam:
«Quem virá a ser este menino?». Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Santo Agostinho (354-430), bispo de
Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 293,3 para a natividade de
João Baptista
«Imediatamente se lhe abriu a boca […] e começou a falar, bendizendo
a Deus»
Zacarias cala-se e perde a fala até ao
nascimento de João, precursor do Senhor, que lhe devolve a fala. O silêncio de
Zacarias significa que a profecia desapareceu e que, antes do anúncio de Cristo,
está como que escondida e fechada, abrindo-se ao seu advento, tornando-se clara
para a chegada daquele que estava profetizado. A fala devolvida a Zacarias
aquando do nascimento de João corresponde ao véu rasgado aquando da morte de
Jesus na cruz (Mt 27,51). Se João se tivesse anunciado a si mesmo, a boca de
Zacarias não se teria reaberto.
A fala é-lhe devolvida por causa do
nascimento daquele que é a voz. Com efeito, perguntaram a João, que já anunciava
o Senhor: «Tu, quem és?» E ele respondeu: «Eu sou a voz que clama no deserto.» A
voz é João, enquanto o Senhor é a Palavra: «No princípio existia o Verbo.» João
é a voz durante algum tempo; Cristo é o Verbo no princípio, Ele é o Verbo
eterno.
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