terça-feira, 29 de dezembro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Deus nos dê sua bênção”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
1669. Chamando Deus de Pai
            No Natal abrimos os presentes. No início do ano temos a sensação de começar uma vida nova. É um grande presente que é dado a todos. Que significa a passagem de ano? Só um movimento de ponteiros do relógio? Vivemos de símbolos que não são só fruto da imaginação, mas nascem da vida. Por isso podemos dizer: Feliz Ano Novo. Nova vida! Que tudo vá bem! A primeira certeza de um ano feliz é a consciência de termos Deus como Pai. Jesus nasceu para que recebêssemos a adoção filial. Paulo continua: “E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abbá – Ó Pai” (Gl 4,5-6). Não só Pai, mas Papai, por ter nos amado ternamente. Do Deus Santo dos hebreus, isto é, o totalmente Outro, Jesus nos introduz em um novo relacionamento: Filiação Divina e amorosa, porque somos filhos adotivos por sermos irmãos de Jesus na raça humana e na adoção. Jesus foi circuncidado, isto é, entrou para o povo de Deus como membro; nascido de uma mulher que era hebréia, por isso é hebreu, povo da espera e da esperança; Nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sujeito à lei. Ele salva também seu povo. Ele é a bênção de Deus. Convém a nós levarmos a efeito os benefícios dessa bênção; Que ela faça brilhar sobre nos a sua face. Jesus manifesta o rosto do Pai: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9). “Volte para ti o seu rosto e te dê a paz!”. Jesus é nossa paz (Ef 2,14). Realiza a reconciliação com Deus, conosco mesmos e com os outros. Estabelece um modo de ser durante este ano: sermos construtores da paz: “Bem aventurados os construtores da paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9). Podemos criar um ano novo. Ele não vai cair do Céu pronto. Nós o faremos, sendo para os outros uma face de Deus.
1670. Tempo de contemplação
            A leitura do evangelho nos dá também um caminho rico para o novo ano: contemplar as obras de Deus. Diz o evangelho: “Todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lc 2,18-19). A curiosidade das coisas de Deus provoca em nós a contemplação. Esta não se refere a um sair de si e viver num mundo diferente. Não é ter atitudes estranhas. Maria contemplava a realidade que tinha diante de seus olhos, procurando nelas o sentido de Deus. É isso que Deus quer de nós em cada situação. Contemplar é ver o mundo como Deus o vê, isto é, como lugar de traduzir em caminho de salvação as realidades e acontecimentos. Deus os vê com olhos de amor. Por isso enviou seu Filho, nascido de uma mulher. Maria é a imagem completa do caminho que Deus nos dá. Ela é a escolhida que respondeu com totalidade ao amor de Deus ao enviar o Filho.
1671. Um projeto para um ano
            No início do ano desejamos Feliz Ano Novo. Quando ele será feliz? Quando eu o fizer. A Palavra de Deus nos dá uma indicação prática. Maria disse que sua alma se alegrava em seu Deus porque olhou para a humildade de sua serva. O que fez Maria? Abriu-se ao Espírito Santo. Diz o Arcanjo Gabriel: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso, o Santo (Deus) que nascer de ti será chamado de Filho de Deus (Lc 1,35). Projetar bem o ano é deixar-se guiar pelo Espírito Santo. Por isso Maria diz: “Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Ouvir as inspirações da Palavra de Deus e colocar em prática dará encanto ao Ano Novo. Feliz Ano Novo, sob a sombra do Espírito Santo, vivendo a Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário