Urbano V (+1370) foi monge beneditino. Eleito Papa, governou a Igreja no tempo do cativeiro de Avinhão, cidade francesa, sede dos Papas durante 70 anos. Seu pontificado durou apenas 8 anos, mas deu muitos frutos de justiça, equilíbrio e equidade. Reformou a disciplina interna da Igreja e cortou muitos abusos pela raiz. Cuidou da formação cultural do povo, criando centros de estudo. Estendeu os olhos para o mundo, dando grande impulso ao apelo missionário de Cristo: Ide pelo mundo inteiro...Sua maior preocupação era retornar a Roma, sede do Papado desde São Pedro. A permanência em Avinhão tornava-se cada vez mais prejudicial ao andamento da Igreja. Conseguiu retornar, mas por pouco tempo. As tramas políticas eram tão intrincadas que precisou voltar para Avinhão, onde morreu de desgosto, pouco tempo depois.
NOSSA SENHORA DO Ó:
Durante a semana que precede o Natal, celebra-se a expectativa do parto de Nossa Senhora" com o título de "Nossa Senhora do Ó". Cada antífona começa com a exclamação Ó, i.é Nossa Senhora do Ó . Desejos de milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, se refletem no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos.
A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade natural da mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da "bendita entre as mulheres", que foi escolhida para Mãe do Redentor, para co-redentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.
As antífonas da Liturgia até a Véspera do Natal, começam sempre pela interjeição exclamativa:
- Ó Sabedoria... vinde ensinar-nos o caminho da salvação";
- Ó rebento da Raiz de Jessé... vinde libertar-nos, não tardeis mais";
- Ó Emanuel..., vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus"
Nossa Senhora do Ó, rogai por nós!
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário