quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Fica conosco, Senhor, pois se faz tarde”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
A Palavra ilumina e o Espírito queima
            Estamos recebendo as luzes de Cristo sobre o mistério de sua Ressurreição. Mais que conhecimentos, somos queimados pelo Espírito como foram os discípulos de Emaús no dia da Ressurreição, e como Pedro no dia de Pentecostes. No dia da Ressurreição, os dois discípulos, que iam para Emaús, estavam desiludidos por causa da morte de Jesus. Ele entrou em seu caminho, abriu para eles o tesouro das Escrituras, e explicou-lhes o sentido de sua Morte. Sua presença de Ressuscitado era para eles uma chama no coração. Eles traziam, em si, toda a desilusão, diante da perda de toda esperança. Relatando ao desconhecido os últimos acontecimentos, isto é, a crucifixão de Jesus, mostram o vazio de sua fé. Falam de Jesus como “um profeta poderoso em obras e palavras”(Lc 24,19). Havia a esperança de que fosse libertar Israel (21). Jesus, para eles, era o vazio do interesse político-nacional. Dizer que “há três dias que essas coisas aconteceram” (21) significa que não há mais esperança, pois criam que a alma não retornava mais à pessoa. Acabou! Nem mesmo o testemunho das mulheres e dos dois que foram ao túmulo, foi capaz de animá-los: “A Ele, porém, ninguém viu” (24). Essa visão de fé é dominante em nosso meio: queremos o sensível e não somos capazes de ler a realidade. O que falta? Perceber que Jesus caminha conosco, abre-nos os tesouros da Escrituras e pelo seu Espírito, instrui nosso coração.   
Nosso coração ardia
            Chegados que foram à hospedaria, disseram: “Fica conosco, Senhor, pois cai a tarde e o dia declina”. “Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa, tomou o pão, abençoou-o, partiu e lhes distribuía” (Lc 24,29-30). Jesus é o hospede que hospeda. Cristo vivo põe a mesa e parte o pão. Já lhes partira o pão da Palavra, agora parte o Pão da Vida. Contemplamos, nesse texto, a resposta à pergunta: Onde está Cristo? Também na Eucaristia, pois estava com eles quando caminhavam juntos e quando explicava a Escritura. Abrem-se seus olhos e caminham para anunciar a Ressurreição. Não há mais temor, mas a segurança do Espírito. Caminhavam na noite da falta de fé e agora, na noite iluminada pela bela lua de Páscoa, caminham no clarão da fé na Ressurreição. Pedro, cheio do Espírito que recebera e animado pela mesma fé, faz o primeiro anúncio sobre Jesus que por um desígnio e presciência de Deus fora crucificado (At 2,23). Não fora um acaso da história. Mas Deus o ressuscitou. Esse é o anúncio que converte os corações.
Celebrar com fé
Em nossas celebrações sentimos arder coração. A fé que temos em Jesus, fortifica-nos quando somos tardos para crer. Ele abre para nós as Escrituras nas mais diversas páginas da vida: na comunidade, nos acontecimentos dos tempos, na pessoa do irmão, na beleza do mundo. Ele nos ilumina com sua Palavra para que, queimados pelo fogo do Espírito, possamos acolhê-lo na hospedaria de nossa vida, de nossa comunidade e ali partilhar de sua intimidade. Em cada Eucaristia, celebrada e vivida no partilhar a vida, Ele abre nossos olhos para vê-lo. O calor do Espírito assa o Pão da Vida e nos alimenta para que, também nós, alimentemos o mundo com nossa fé e nossa fraternidade. Esse é o anúncio da Ressurreição que o mundo espera. Nosso coração, ao sentir a presença amorosa do Senhor em nosso meio, exclama em suas dificuldades: “Fica conosco, Senhor, pois já se faz tarde e a noite vem chegando”. Nada como uma chama para alumiar quando sentimos a noite chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário