Jesus é o caminho, a
verdade e a vida. Ele é o caminho de nossa espiritualidade para viver a
santidade de Deus em nossa vida. Jesus nos deixou Sua Igreja e nela os sacramentos
para que fossem para nós Sua continuada presença. Não temos mais a presença
física de Jesus e nem precisamos dela. Os discípulos entenderam bem esse
ensinamento de Jesus: “Quem vos ouve a mim ouve” (Lc 10,16). Compreenderam que
a missão da Igreja é continuar a presença de Jesus, pois onde “dois ou três
estão reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt 18,20). Mas a Igreja
não vive só de uma presença espiritual de Jesus, mas de sua presença
“encarnada” nos sinais sacramentais. S. Leão Magno, um dos mestres do
cristianismo, dizemos santos padres, diz que o que era visível em Cristo está
visível nos sinais sacramentais. Os sacramentos são sinais sensíveis, quer
dizer, coisas que podemos tocar, ver, sentir, que explicam e realizam a
santificação das pessoas. Há um aspecto invisível que é a graça redentora de
Cristo e um aspecto visível que é a parte material, como o pão, o vinho, o
óleo, a imposição das mãos. Assim, entramos em contato com Cristo e recebemos
dEle a graça divina que vem pelos sacramentos.
179. Sabedoria de Deus
Como Deus é bom! Em
todas as obras é sempre maravilhoso. Somente Ele poderia inventar um modo tão
fácil de nos aproximarmos dEle para receber Sua vida. Viver Sua vida é a
santidade. O caminho que realizamos para traduzir essa realidade em nossa vida
é a espiritualidade. O Espírito nos conduz. A sabedoria de Deus dá-nos a compreensão
de sua vida através dos sinais sensíveis dos sacramentos. O aspecto de matéria
do sacramento está repleto de
simbolismo. Por ele nós somos capazes de entender o que acontece conosco pela
graça sacramental. Se como o pão (hóstia) sei que é alimento, que é sustento, é
vida. Então sei que Cristo é minha vida, meu sustento, minha salvação. Recebo a
vida de Deus. Se sou mergulhado na água para ser batizado, entendo que mergulho
em Deus, lavo a culpa original e entro em Seu corpo que é a Igreja. O caminho
espiritual exige que a santidade passe pela matéria, como Cristo se encarnou na
matéria. A matéria torna-se uma escola para entender e viver a graça. Os
elementos materiais são indicativos do modo como vamos viver.
180. Fazendo o caminho sacramental
Pensando a
espiritualidade a partir dos sacramentos, devemos lembrar que nossa concepção
de sacramento é ir a uma Igreja, fazer um rito e ir embora, tendo desligado o
contato. Recebemos os sacramentos e os deixamos na Igreja. Eles continuam
atuando em nós, pois são um encontro com Cristo e não simplesmente a recepção
de algo fechado em si. Os sacramentos são o caminho espiritual por excelência.
Eles dispensariam todos os outros atos de piedade. Se não dispensam é porque
não estão sendo recebidos de acordo. Eles nos levam a viver a dinâmica
evangélica no cotidiano inspirados pela pedagogia sacramental, que foi criada
por Jesus. Para caminhar para Deus temos os sacramentos. Jesus, quando instituiu
a Eucaristia, disse: “Fazei isso em memória de mim”. Quer dizer que a ceia
eucarística se torna o modo de viver a redenção que Jesus nos trouxe. Não quer
dizer só ir à missa e comungar, mas é preciso continuar a força e a pedagogia
da Eucaristia para que ela seja de fato uma memória de redenção em mim e onde
vivo. Sem esse caminho, todos os outros caminhos se tornam insuficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário