Evangelho segundo S. Marcos 2,23-28.
Passava Jesus
através das searas num dia de sábado e os discípulos, enquanto caminhavam,
começaram a apanhar espigas. Disseram-Lhe então os fariseus: "Vê como eles
fazem ao sábado o que não é permitido". Respondeu-lhes Jesus: Nunca lestes o
que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os seus
companheiros? Entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e
comeu dos pães da proposição, que só os sacerdotes podiam comer, e também os deu
aos companheiros. E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem e não o
homem para o sábado. Por isso, o Filho do homem é também Senhor do sábado".
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Balduíno de Ford (?-c. 1190), abade
cisterciense, depois bispo
O sacramento do altar
«O sábado foi feito para o homem»
A causa da verdadeira beatitude é o santo
repouso e o santo contentamento, simbolizados pelo sábado e pelo maná. Depois de
ter concedido ao seu povo repouso e saciedade com o sábado e o maná, que
prefiguram a verdadeira beatitude que dará àqueles que obedecem, o Senhor
censura-lhe a desobediência que poderia fazer com que perdesse bens mais
desejáveis: «Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas
leis?» (Ex 16,28) […] Depois desta pergunta do Senhor, Moisés convida os seus
irmãos a considerarem os benefícios de Deus: «Vede que o Senhor vos deu o
sábado; e é por isso que vos dá, no sexto dia, o pão para dois dias. Fique cada
um onde está, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.» Este aviso significa
que Deus dará aos seus eleitos o repouso pelo seu trabalho, e as consolações da
vida presente, tal como as da vida futura.
Mas, além disso, nesta
passagem são-nos sugeridas duas vidas: a vida activa, na qual é preciso agora
trabalhar, e a vida contemplativa, para a qual trabalhamos e na qual nos
consagraremos apenas à contemplação de Deus. A vida contemplativa, embora
pertença sobretudo ao mundo vindouro, deve estar representada nesta vida pelo
santo repouso de sábado. A propósito deste repouso, Moisés acrescenta: «Fique
cada um onde está, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.» Por outras
palavras: cada um repouse em sua casa e não saia para fazer nenhuma espécie de
trabalho no dia de sábado. Isto ensina-nos que no tempo da contemplação devemos
ficar em casa, não sair para satisfazer desejos proibidos, mas concentrando toda
a nossa intenção na obtenção de um «coração puro» [como diz São Bento], para
pensarmos somente em Deus e só a Ele amarmos.
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