sábado, 24 de janeiro de 2015

24 DE JANEIRO - A MANSIDÃO DE UM SANTO

Francisco de Sales (1567-1622) é “o santo da mansidão” e da paciência. É dele esta frase: 
-“Pegam-se mais moscas com uma gota de mel do que com um barril de vinagre”.
Consta, porém, que era de temperamento colérico. Somente à custa de muito esforço conseguiu amansar seu gênio impulsivo. Certa ocasião, ao ser insultado por um sujeito “grosso”, ele se manteve calmo. Quem viu a cena, estranhou e perguntou por que não reagiu ao insulto. Respondeu Francisco: 
-“Você quer que eu perca num segundo aquele pouco de calma que eu adquiri em vinte anos de luta?” 
Era também de um humor muito fino. Certo dia uma senhora lhe perguntou:
- Pe. Francisco, será que fiz pecado? 
- Por que, minha filha? 
- É que hoje olhei-me no espelho, e me achei bonita. 
- Oh! Não, foi um simples engano. 
Foi bispo zeloso, missionário intrépido e escritor fecundo. Suas principais obras são: Introdução à vida devota (Filotéia) e Tratado do amor de Deus. Com Santa Joana Francisca de Chantal fundou a Congregação das Religiosas da Visitação.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa do Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário