terça-feira, 20 de janeiro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Ela olhou e sorriu”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Um sorriso de Deus
            Em N.S.Aparecida, temos a oportunidade de agradeceras graças que recebemos e pedir as graças que necessitamos. Ela nos atrai de modo admirável. Infelizmente não temos oportunidade de ver de perto o rosto da imagem. O artista que a moldou, teria imaginado esculpir, naquele punhado de barro, o sorriso de Deus. Ela poderia ser chamada de Nossa Senhora do Sorriso. N.S.Aparecia é a mãe feliz que olha para os seus e sorri como uma mãe que recebe os filhos. Eles lhe dão tanta alegria. É impressionante a alegria que transmite. Tem os lábios entreabertos mostrando a amplidão de seu sorriso. Esse sorriso lhe invade o rosto. Essa mãe é a expressão do rosto de Deus que acolhe os filhos com alegria. A missão de Maria é ser um espelho da bondade e misericórdia de Deus que se manifesta como alegria. Ela, como a rainha Ester, se faz bela para tocar o coração do Rei. Sua beleza a faz nossa intercessora: “Eis o meu pedido”, diz a rainha Ester.
Nossa Mãe é bonita.
            “Que o rei se encante com sua beleza!”, canta o salmo 44. Nossa mãe é bonita! Olhando a imagem podemos ver nela a mulher do Apocalipse, grávida, vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de 12 estrelas. O artista que fez a imagem, quis colocar nela a beleza da jovem mãe de Jesus. Ela tem 4 flores no cabelo e um diadema na testa. Seu vestido é trabalhado deixando aparecer sua beleza. Na finura de sua arte, mostra as belas rendas das mulheres de nosso povo dos inícios do Brasil. Ressalta a delicadeza daquela que foi modelada. E como Eva ela é mãe de todos os viventes em Cristo. A beleza de Maria continua na liberdade de seus cabelos que lhe caem pelas costas e lhe dão o sentido da beleza natural e espontânea das mulheres de nosso povo. Lembra a naturalidade das índias mães de nosso povo. A cor negra que lhe foi conferida pelo tempo lhe dá a grandiosidade da raça negra, que mesmo escravizada, manteve sua dignidade e a grandiosidade de sua coragem. Ela, a mãe negra, que amamentou tantos e, com sua candura, penetrou todos os lares. Mãe de uma raça forte e conquistadora, a mulher negra dá a Maria uma distinção de força e luta pelos filhos. Maria é uma mãe síntese de um povo que gera cristãos capazes de continuar seu Filho redentor de todos. A síntese das raças em Maria torna-se a beleza do acolhimento de tantas raças que chegam e a amam.
Mãe amável

É uma Mãe que foi quebrada. Mesmo sofrendo, nossas mães e irmãs sempre sabem recompor os pedaços de nossos corações. Maria Helena Chartuni, a artista que recompôs a imagem, disse: “À medida que eu a restaurava, ela restaurava meu coração”.  A imagem é um livro de teologia que nos ensina a conhecer Maria. Nela estão os 4 privilégios de Maria: Maternidade, Virgindade, Assunção e Imaculada, simbolizados pelas 4 flores do cabelo. Lembra sua intercessão, pelas mãos postas em oração. É a expressão da humildade que quem ama e acolhe. A imagem é uma pregação em terracota. Nascida das mãos de Deus através do artista, misturou-se com a natureza, sendo de barro, ficou guardada pelo lodo do rio. Misturou-se com os humildes, entrando na casa dos pescadores. Reuniu o povo para o canto do terço, mostrando um caminho para a Igreja: reunir o povo para fazê-lo Igreja. Rogai por nós, Mãe querida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário