Foi bispo de Verona, segundo a recente lista de bispos elaborada por Monsenhor Dario Cervato. Sua existência, porém, é incerta, pois alguns estudiosos acreditam que seu nome tenha sido substituído pelo de Vindemale. Porém, no "Véu de Classe" e no "Ritmo Pipiniano" encontra-se o nome de São Valente, que alguns estudiosos acreditam ser uma forma sincopada de Vindemale.
São Valente foi bispo de Verona, embora nem todos concordem com sua existência.
Se tomarmos a recente lista de bispos elaborada por Dom Dario Cervato no volume “Verona hagiográfica”, ele figura no trigésimo primeiro lugar depois de Sant'Arborio e antes de São Clemente (ou Salvino).
Mesmo que para Ederle em sua cronologia ele tenha colocado o nome de Vindemale em seu lugar, para Cervato no "Velo di Classe" encontra-se San Valente, que "algumas fontes pensam ser sua síncope", e também é encontrado no Ritmo Pipiniano .
Cervato também nos informa que o santo bispo permanece incerto e está deslocado em relação ao anterior São Valentius ou Valens.
O martirológio veronês elogia-o pela sua doutrina e pelo seu zelo incansável.
Faleceu no dia 29 de fevereiro e foi sepultado junto com os demais santos bispos na igreja de Santo Stefano.
No martirológio diocesano, São Valente com a reforma do Próprio Veronese de 1961, desejada pelo bispo, o venerável Giuseppe Carraro, é lembrado na festa comum a todos, os primeiros santos bispos veroneses.
Autor: Mauro Bonato
Nenhum comentário:
Postar um comentário