Um dos heróis do combate contra o arianismo.
Morreu no exílio.
† Traianópolis, Trácia, por volta de 338
Santo Eustáquio, bispo de Antioquia na época do imperador ariano Constâncio, foi exilado em Traianópolis, na Trácia, por sua postura em defesa da fé católica, onde faleceu por volta de 338.
Etimologia: Eustazio = quem está bem, do latim Eustathius, retirado do grego Eystàtios
Martirológio Romano: Comemoração de Santo Eustáquio, bispo de Antioquia, que, ilustre pela doutrina, sob o imperador ariano Constâncio foi exilado em Tuzla, na Trácia, por ter defendido a fé católica e aqui descansou no Senhor.
Originário da Sida na Panfília, Eustácio foi um homem eloquente, erudito e virtuoso, segundo o que nos foi transmitido. Designado bispo da cidade síria de Beréia, por volta de 324 mereceu ser elevado à sé de Antioquia, que ainda ocupava o terceiro lugar em importância na hierarquia da Igreja universal, depois de Roma e Alexandria. No ano seguinte foi recebido com todas as honras no Concílio de Nicéia, onde se destacou pela sua total oposição ao Arianismo. Como chefe da Igreja de Antioquia, tinha jurisdição também sobre as dioceses vizinhas, nas quais instalou bispos dignos de instruir e guiar o seu rebanho.
A sua clara oposição ao arianismo levou-o a um confronto frontal com Eusébio, bispo de Cesaréia, famoso “pai da história da Igreja”, que por despeito nunca o mencionou na sua preciosa obra. Na verdade, Eustáquio acusou-o de alterar o significado do credo niceno, desencadeando assim uma luta feroz entre os bispos ortodoxos e aqueles que ainda apoiavam a doutrina ariana.
Eusébio, um visitante frequente da corte imperial, conseguiu persuadir Constantino a depor Eustácio em 330, mas quando no ano seguinte lhe foi oferecido este assento episcopal, ele preferiu recusar. O bispo legítimo foi, no entanto, exilado em Traianópolis, na Trácia, mas antes de deixar a sua cátedra, falou ao seu rebanho com tal força que muitos decidiram dar vida a uma facção e apoiá-lo, tenazmente oposto aos bispos arianos. Eustáquio morreu finalmente no exílio por volta do ano 338.
Escreveu diversas obras, infelizmente todas se perderam. O mais importante deles foi o tratado de oito volumes “Adversus Arianos”. Além de fragmentos raros, a única passagem que sobreviveu pertence ao tratado anti-Origenista “De engastrimutho”, conhecido como “A Pítona de Endor contra Orígenes” ou “O Ventríloquo contra Orígenes”. Parece que a sua teologia era a mesma da escola de Antioquia, com uma abordagem decididamente mais histórica e crítica das Escrituras do que a de Alexandria. Isso também o levou a ser algumas vezes suspeito de Nestorianismo e Sabelianismo. De acordo com a primeira teoria haveria duas pessoas separadas em Cristo, enquanto a segunda quer que Deus seja absolutamente um e, portanto, os nomes “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo” apenas indicariam diferentes caminhos e ações em Deus, mas não pessoas distintas.
Autor: Fábio Arduino
Nenhum comentário:
Postar um comentário