quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Santo Abílio de Alexandria, bispo

Bispo de Alexandria. 
Um dos três sacerdotes ordenados 
pelo Evangelista São Marcos.
Abílio de Alexandria (Avílio no oriente), também chamado de Sabélio ou Mélio, foi o terceiro Patriarca de Alexandria. Seu patriarcado aconteceu entre os anos 83 e 95. Ele ascendeu ao trono durante o reinado do imperador Domiciano. Na "História Eclesiástica", Eusébio de Cesareia (iii.14)nos conta que, após a morte de Aniano, todos os bispos sufragâneos e padres da região foram para Alexandria onde eles se reuniram com os fiéis (leigos) sobre quem seria o próximo bispo. E elegeram unanimemente Abílio para sucedê-lo, baseado em sua reputação de castidade e conhecimento de Cristo. Ele permaneceu na posição por dezenove anos e oito meses e foi enterrado ao lado de São Marcos na igreja de Bucalis em Alexandria. Nas "Constituições Apostólicas" (viii.4) está dito que ele (Avilius) foi o segundo bispo de Alexandria e que ele foi ordenado por São Lucas. 
Veneração 
É venerado como santo tanto pelas Igrejas Ortodoxas quanto pela Igreja Católica Romana e pela Igreja Copta. Ortodoxos e católicos romanos celebram sua festa em 22 de fevereiro; os coptas a celebram em 29 de março e 29 de agosto. 
Ele foi o segundo sucessor do bispado prelado de Alexandria, depois de St. Marcos, seu nome significa Capaz, Santo Abílio exerceu seu apostolado na No noroeste da África, especialmente no Egito, foi nomeado bispo de Alexandria em o ano oitenta e quatro, a cidade em que morreu no ano noventa e um ou noventa e sete. 
Tambémconhecido como Sabélio, Mílio ou Mélio foi o terceiro bispo de Alexandria de 83 a 95, durante o governo do imperador romano Tito Flávio Vespasiano. De acordo com Eusébio de Cesareia em sua História Eclesiástica, com a morte de Aniano, os bispos e presbíteros egípcios reuniu-se em Alexandria e votou unanimemente em Abílio, que era um leigo. por sua castidade reputada e sua fé em Cristo. Morreu em Alexandria e foi Foi sepultado na igreja de Bucalis, ao lado de São Marcos Evangelista. Ele é venerado como santo pelas Igrejas Católica e Ortodoxa (22 de fevereiro) e pela Igreja Copta (29 de março e 29 de agosto). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário