SANTO EVÉCIO DE NICOMÉDIA |
† 303
Evécio, um ilustre cristão de Nicomédia, rasga publicamente o Édito no qual Diocleciano ordena a destruição de igrejas e livros cristãos. Preso e torturado, foi queimado vivo em 303 junto com milhares de mártires cristãos. Entre estes lembramos também Pedro, membro do palácio imperial.
Martirológio Romano: Em Nicomédia na Bitínia, na atual Turquia, paixão de Santo Evécio, que, sob o imperador Diocleciano, assim que viu os éditos contra os adoradores de Deus expostos no fórum, foi incendiado pela fé ardente, sob os olhos do povo, rasgou publicamente o livro da lei injusta, sofrendo por isso todo tipo de crueldade.
Santos EVETIUS E PEDRO,
palatinos, mártires de Nicomédia
Existem diferentes leituras dos códigos do Martirológio Hieronimiano que transmitiram a memória do mártir Evécio de Nicomédia tanto para 22 como para 24 de fevereiro. O Martirológio Siríaco do século IV comemora o mártir Euétis no mesmo dia, e sempre em Nicomédia: não há dúvida de que se trata do mesmo mártir. Observando que a data desta comemoração corresponde ao início da perseguição de 303 em Nicomédia, Evécio deve provavelmente ser visto como o cristão de alto escalão, mencionado por Eusébio, que se permitiu rasgar o édito publicado contra os cristãos precisamente no dia 23. Fevereiro. Permanece duvidoso se Evetius merece ou não o título de palatino.
Quanto a Pedro, ele é comemorado apenas no dia 24 de fevereiro como mártir de Nicomédia no Martirológio Hieronimiano, e é desconhecido no Martirológio Siríaco. Eusébio lembra-se dele com a menção de palatino, ou seja, membro do palácio imperial.
Autor: Joseph-Marie Sauget
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário