o obrigou a moderar as suas penitências.
Este Santo foi encarregado duma missão
junto do rei muçulmano de Córdova.
Nascido na Lorena, completou os primeiros estudos em Metz e Saint-Mihiel. Quando seu pai morreu, ele teve que cuidar dos bens da família. Fundou um grupo de monges regulares e recebeu a Abadia de Gorze, que restaurou. Foi enviado em missão pelo califa de Córdoba e com a morte de Einoldo tornou-se abade de Gorze. Ele morreu em 976.
Etimologia: João = o Senhor é beneficente, dom do Senhor, do hebraico
Emblema: Equipe pastoral
João de Gorze, nascido na Lorena, filho de ricos agricultores por volta de 900, completou seus primeiros estudos em Metz e Saint-Mihiel. Com a morte do pai, foi obrigado a cuidar da administração dos bens da família. Quando seus irmãos puderam assumir essa função, ele foi nomeado pároco de uma igreja por um senhor vizinho.
Mais tarde, João entrou em contato com o mosteiro feminino de São Pedro de Metz, onde ficou impressionado com a devoção de uma jovem freira que usava saco. A partir desse momento decidiu dedicar-se à penitência e ao estudo, e com alguns companheiros fundou um grupo de monges regulares.
Em 933, João recebeu do bispo de Metz a abadia de Gorze, que se encontrava em estado de abandono. O arquidiácono de Toul, Einoldo, tornou-se abade do mosteiro restaurado, enquanto Giovanni exerceu a função de adega. João conseguiu restabelecer a prosperidade material da abadia, dedicando-se a uma vida severa, ao mesmo tempo que tratava com bondade os fracos e os doentes.
Em 953, o imperador Otto I enviou João em missão ao califa de Córdoba, Abderrahman III. A missão durou três anos e foi um sucesso diplomático.
Após a morte de Einoldo em 967, Giovanni tornou-se abade de Gorze. Continuou sua vida de austeridade e faleceu em 7 de março de 976, no início da Quaresma.
Autor: Franco Diego
Nenhum comentário:
Postar um comentário