Religiosa clarissa em Assis.
† Assis, 1254
Neta de S. Chiara nasceu em Assis no final de 1200. Destinada a casar-se com um nobre da sua cidade natal, orgulhosa da sua beleza, levou uma vida frívola. Ao visitar a tia, foi iluminada pela pobreza humilde e serena dos Damianitas. Mudou os seus ideais, renunciou ao casamento e em 1213 ingressou no mosteiro de S. Damiano. O Martirológio Franciscano recorda-a com este elogio: “Quae puritate et inocenteia vitae ferventique in Christum sponsum amore excelluit”. Devido às duras penitências, adoeceu com hidropisia: durante treze meses sofreu uma tosse violenta e foi finalmente curada pela sua santa tia com um simples sinal da cruz. Presente na morte de s. Chiara foi por ela dirigida, como narra Celano, com estas palavras: “Você viu, filia, regem Gloriae quem ego aspicio?”.
Ela morreu por volta de 1254. Quando em 1260 os Damianitas abandonaram o antigo mosteiro para entrar na cidade, os restos mortais de Amata foram levados para o convento de S. Giorgio. Em 1602 Crescenzio, bispo de Assis, transferiu suas relíquias, as do b. Agnese (irmã de Santa Clara) e as de B. Benedetta (primeira abadessa depois de Santa Clara), numa urna de pedra sob um altar da igreja. A festa de Amata ocorre no dia 20 de fevereiro.
Autor: Germano Cerafogli
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
https://www.santiebeati.it/dettaglio/91164 Pai Celestial, quando jovem, Santa Amada de Assis te rejeitou e se rebelou contra a moralidade. No devido tempo, sua tia, Santa Clara de Assis, ajudou-a a se converter e levou a menina à sua ordem religiosa. Elevo a Ti todos os adolescentes que conheço; Guie-os para a verdadeira sabedoria, que vem do Espírito Santo, e ajude-os a desejar bons valores como parte de seu relacionamento com o Deus bom e amoroso. Elevo a Ti também todos os que se rebelam contra a Verdade, incluindo os meios de comunicação que espalham a imoralidade. Que a vitória de Jesus o liberte dos demônios que tentam bloquear o seu caminho para o Céu. Santo Amado de Assis, rogai por nós. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário