domingo, 31 de julho de 2016

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 31 DE JULHO

Pe. Flávio Cavalca de Castro, redentorista
Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
31 – 18º Domingo Comum – Santos: Inácio de Loyola, Fábio, Demócrito 
Evangelho (Lc 12, 13-21) “Tomai cuidado contra todo tipo de ganância; mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não está na abundância.” 
O tema central da parábola é a insensatez da ganância de bens materiais. Podemos, porém, perceber um pouco mais nas palavras de Jesus. Ele traça com fineza um retrato: o homem é rico, proprietário de boa terra, capaz de lhe dar uma grande colheita. Podemos até imaginá-lo à tarde, olhando a propriedade, os campos que se estendem longe, planejando o aumento das tulhas. Ele é confiante em si mesmo, no seu tino de administrador, capaz de se garantir o futuro. Provavelmente não temos vastas terras, nem grandes bens. De fato, nem somos gananciosos acumuladores. Mas, talvez tenhamos o coração preso a pequenas riquezas. Ou, talvez, pelo menos pomos nossa confiança em nossas capacidades. Confiando no pouco, seríamos mais tolos que o homem de muitos bens. 
Oração
Senhor Jesus, acho que tenho pelo menos um pouco desse homem confiante em si mesmo, ganancioso, que põe sua felicidade na posse de bens. Mesmo tendo caído muitas vezes, mesmo tendo percebido muitas vezes que não basto a mim mesmo, ainda sou confiante demais em minhas capacidades. Quando menos penso, ainda sou seduzido pela propaganda, e acho que tenho necessidade das últimas novidades da tecnologia. Ajudai-me, Senhor, a fazer uma varredura em minha vida, para concentrar-me no essencial, no que realmente importa. Fazei-me cair na realidade, e perceber que, de fato, de vós é que preciso, em tudo e sempre. Dai-me a sabedora necessária para usar os bens na medida do necessário, sem me escravizar a eles. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário