Evangelho segundo S. Lucas 9,1-6.
Naquele
tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos
os demónios e para curarem todas as doenças. Depois enviou-os a proclamar o
reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada para o
caminho: nem cajado, nem alforge, nem pão, nem dinheiro, e não leveis duas
túnicas. Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. Se alguns não vos receberem, ao sair dessa cidade, sacudi o pó dos vossos
pés, como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e foram de terra em
terra a anunciar a boa nova e a realizar curas por toda a parte.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Santo Hilário (c. 315-367), bispo de
Poitiers, doutor da Igreja - Comentário ao salmo 65, §§ 19-29
Qual é «a palavra de louvor» (Sl 65,8) que é
preciso proclamar? Seguramente esta: «Ele deu vida à alma» dos crentes (v.9);
porque Deus atribuiu a constância e a perseverança na profissão da fé à pregação
dos apóstolos e à confissão dos mártires, e o anúncio do Reino dos céus
percorreu a terra em todos os sentidos como que passo a passo. Com efeito, «a
sua mensagem espalhou-se por toda a terra» (Sl 18,5). E o Espírito Santo
proclama a glória desta corrida espiritual: «Como são belos os pés dos que
anunciam a boa nova, dos que anunciam a paz» (Is 52,7). É pois esta palavra de
louvor a Deus que é necessário proclamar, segundo o testemunho do salmista: «Deu
a vida à minha alma e não deixou que os meus passos vacilassem.» Com efeito, os
apóstolos não se deixaram desviar do curso espiritual da sua pregação pelo
terror das ameaças humanas, e a firmeza dos seus passos solidamente assentes
impediu-os de se afastarem do caminho da fé.
Contudo, depois
de ter dito: «Ele não deixou que os meus passos vacilassem», o salmista
acrescenta: «Ó Deus, tu provaste-nos, purificaste-nos pelo fogo como se purifica
a prata» (v.10). Esta palavra, começada no singular, refere-se contudo a muitos.
Pois único é o Espírito e uma a fé dos crentes, segundo o que está dito nos
Actos dos Apóstolos: «Os crentes tinham uma só alma e um só coração» (Act 4,32).
Mas o que significa esta comparação: foram purificados «pelo
fogo como se purifica a prata»? Para mim, purifica-se a prata para dela separar
a escória que adere à matéria ainda em bruto. [...] É por isso que, quando Deus
põe à prova os que crêem nele, não é porque ignore a sua fé, mas porque «a
perseverança produz a virtude» como diz o apóstolo Paulo (Rom 5,4). Deus
submete-os à prova, não para os conhecer, mas para os levar à consumação da
virtude. Assim, purificados pelo fogo e separados de qualquer ligação aos vícios
da carne, poderão resplandecer no brilho da inocência que estas provas lhes
proporcionaram.
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