Conhecido também como Nathanael
Bartolomeu, apóstolo e mártir. Ele foi um dos doze apóstolos mencionados nos "Atos dos Apóstolos". Seu nome significa "filho de Tolomai". Acredita-se que ele seja o Nathanael mencionado no evangelho de João. A martirologia Romana credita a ele vários trabalhos missionários na Índia e na Armênia. Oficiais armênios o condenaram e foi despelado vivo e depois decapitado. Acredita-se ainda que ele pregou tambem na Mesopotania, Pérsia e Egito. Um pequeno evangelho é também atribuído a ele .Outras lendas e tradições dizem que Bartolomeu foi apedrejado e depois crucificado. Sua relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armenia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari, Sicília e Benevento na Itália.
O Rei Edward, o Confessor que reinou de 1041 a 1066 é tido como tendo guardado uma relíquia de sua faca. Ele é o patrono dos padeiros, alfaiates e sapateiros. Os mercadores de Florença também o chamam de padroeiro. Ele é na liturgia da Igreja mostrado com uma faca e um pedaço de pele ( por causa de sua morte).
Curiosidades:
Pareceu que São Nathanael seria o único apóstolo canhoto e assim é tambem o padroeiro dos canhotos.
Ele é muito venerado na Igreja grega e russa, e a Catedral de São Bartholomew na antiga Capital da Rússia São Petersburg (Leningrado) resistiu vários anos ao regime comunista e e a cidade voltou, recentemente, a se chamar São Petersburg.
Sua a festa é celebrada no dia 24 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário