sábado, 30 de agosto de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “A oração deve ser insistente”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Cansar Deus?
            A parábola de Jesus narrando a súplica insistente da viúva diante do juiz injusto ensina-nos a rezar. Quando rezamos suplicando a Deus “uma graça”, ficamos decepcionados com a demora de Deus e chateados ao ver que os outros são atendidos tão rapidamente. Acabamos por desanimar quanto à promessa que Deus faz de atender quando batemos e buscamos. Jesus afirma que “Deus atenderá prontamente”. A oração é sempre um dom que Deus dá a todos. A demora de Deus já é notada nos livro do Eclesiástico: “Sofre as demoras de Deus” (Eclo 2,3). A tentação da pressa em ser atendido demonstra uma incompreensão sobre o que seja oração, pois Jesus responde: “Deus não negará o Espírito Santo ao que Lho pedir” (Lc 11,13). Deus não atrasa, sabe a hora de dar o remédio. A resposta de Deus é sempre maior que nossos pedidos. Pedimos uma cura, ou a solução de uma situação e recebemos como resposta o próprio Espírito que é a luz para enfrentar todas as situações. É a força para suportarmos todas as dores e a própria morte. É preciso a perseverança como Moisés que permanece de braços erguidos, mesmo com a ajuda dos outros, acompanhando a batalha contra os amelecitas, segundo o livro do Êxodo. Os braços erguidos em prece têm muito poder. Ao falar em braços erguidos não queremos dizer fisicamente, mas no sentido de estar em oração.  A posição do corpo deve ser aquela que melhor se adapta a cada um. O importante é elevar a súplica a Deus. E Deus ouvir, pois reza o salmo 120: “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra [...] Ele mesmo vai cuidar da tua vida”.
A crise da oração cristã.
            São Tiago explica o insucesso de nossas orações: “Estamos preocupados em seguir nossos desejos” (Tg 4,3). Penso que há um descompasso entre nossa oração e a vivência do Evangelho em nossa vida. Falta a coerência de vida. A oração se torna somente uma busca de solução de problemas e não a realização de seu fundamento primeiro que é o relacionamento com Deus. A oração não é para convencer Deus sobre nossas coisas, mas sim, convencer-nos sobre Deus. Como é bom Pai, não vai nos dar uma pedra quando pedimos um pão (Mt 7,9). Nem precisamos expressar o que queremos, pois Deus sabe antes mesmo de Lho pedirmos. Na realidade, rezar é estar diante de Deus amando-o, acolhendo-o, mesmo sem dizer palavras. Lembramos a historinha de São João Vianay: O homem chegava, assentava-se num banco da Igreja e depois ia embora. S. João perguntou-lhe o que dizia. Nada, responde. Eu olho para Ele olha para mim. É um namoro. Olhar com o coração. Não é necessário dizer muitas coisas, fazer discursos a Deus. Basta ir repetindo muitas vezes aquilo que pensa sobre Deus e o que lhe oferecer ou pedir. 
Caminho batido da oração:
            Com fazer frutuosa nossa oração? “Seja feita vossa vontade”! Este era o refrão da oração de Jesus. É isso que rezamos no Pai-Nosso. Além disso, temos que ter caridade na oração. Rezar uns pelos outros. Sua oração para o próximo em sua necessidade tem a força da vontade do Pai que não quer que seus filhos venham sofrer. Por isso é bom, quando se vai rezar o terço, colocar intenções, ou ir dizendo a Deus os pedidos que tempos por alguém. Ajuda a gente a rezar melhor. Para aprender a rezar, é preciso seguir a estrada da Palavra de Deus. Ela é a melhor escola da oração. Os salmos são palavras de Deus que dirigimos a Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário