quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Visita à Mãe de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Ave Maria
 
Na Igreja Oriental existe uma festa simpática no dia 26 de dezembro, chamada visita à Mãe de Deus. Para a Igreja Oriental a devoção a Maria, com o título Mãe de Deus, aparece em todas as orações. Reconhecemos a grandeza desta mulher e nela, e de todas as mulheres, pois Jesus tomou dela sua carne. Este fato também torna Jesus humano. Isso engrandece o feminino de cada mulher, pois, como diz São Paulo, quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido da mulher (Gl 4,4). A humanidade do Filho de Deus foi dada pela Mulher Maria. Ao fazer esta visita litúrgica e celebrativa a Maria, traz a memória do carinho da comunidade (que bom se todos os que amam Jesus, amassem mais sua mãe) que tinha em seu seio ainda viva a mãe de nosso amado Jesus. Como os pastores e os Magos, o povo de Deus sempre cultivou grande carinho por ela. A oração da Ave Maria parece muito bem um retrato desta visita. A saudação é hebraica: Shalom, Myriam! É a saudação em que estão incluídas todas as bênçãos de Deus. É a saudação que lhe dirige o Anjo. Quando se diz cheia de graça, se reconhece o que ela própria disse (está na bíblia) “O Poderoso fez em mim grandes coisas, Santo é seu Nome (Lc 1,9). A saudação de Isabel (também está na bíblia) são as palavras que não sabemos se o evangelista colheu da boca do povo ou ensinou o povo a dizer, pois o evangelho foi escrito bem depois, depois de ter sido vivenciado. “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!(Lc 1,42) O povo de Deus que conheceu Jesus reconhecia sua mãe no precioso dom de ter sido a escolhida para ser a Mãe e não uma barriga de aluguel como dizem por aí. O povo cristão, ao venerar, amar e ter Nossa Senhora bem no centro de sua fé, ao lado de Jesus, não faz mais que continuar a bela tradição de seus amigos e vizinhos. Como Jesus era humano também e não só um faz de conta, Maria o segue nesta simplicidade humana. Assim os cristãos a viram e a amaram. 
Santa, Mãe de Deus 
Não foi a Igreja quem inventou este título de Mãe de Deus, mas é a própria Palavra de Deus que nos ensina, pois Isabel, ao receber a visita de Maria exclama: “De onde me vem que a Mãe de meu Senhor venha me visitar?” (Lc 1,43): Senhor é a mesma palavra usada para Deus. Por isso o povo cristão assim sempre a chamou. É a Theothócos, isto é, Mãe de Deus. Se não a chamarmos de Mãe de Deus negamos que Jesus seja Deus. E aí já não é mais fé cristã. Já encontramos orações primitivas e pinturas que retratam esta verdade de nossa fé. Quando, no Concílio de Éfeso se definiu como verdade que Cristo é Homem-Deus, e não só um homem, definia-se também que sua Mãe tinha que ser chamada Mãe de Deus. Não lhe deu a divindade, mas é mãe daquele que é Deus. Assim cremos. 
Rogai por nós! 
Os que viviam com Maria ensinaram-nos a dizer: “Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”. Nós rezamos e imploramos bênçãos e milagres para outras pessoas. A oração de intercessão é a mais forte, pois é livre de interesses. É cheia de amor. Podemos rezar uns pelos outros porque estamos unidos no mesmo Corpo de Cristo. Temos, por isso, a circulação dos bens espirituais. Se nós, pobres mortais que somos pecadores, podemos rezar uns pelos outros, quanto mais os que estão unidos neste mesmo corpo, já vivendo na glória de Deus? Por isso, pela Tradição e pelo ensinamento sabemos que podemos pedir a intercessão de Maria. O povo de Deus, como atesta nossa oração, sempre invocou Maria e os santos para suas necessidades temporais e espirituais. E ela atende.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM DEZEMBRO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário