domingo, 31 de dezembro de 2023

Sagrada Família de Jesus, Maria e José 31 de dezembro (celebração móvel)

Nazaré, Palestina, século I
 
O Natal já nos mostrou a Sagrada Família reunida na gruta de Belém, mas hoje somos convidados a contemplá-la na casinha de Nazaré, onde Maria e José estão empenhados em criar o menino Jesus, dia após dia. Podemos facilmente imaginar isso. (os artistas muitas vezes o fizeram) em mil situações e atitudes, colocando em primeiro plano quer a Santíssima Virgem ao lado do seu Menino, quer o bom São José na carpintaria onde a criança também aprende o trabalho humano brincando. Mas também podemos intuir o imenso acontecimento que se realiza em Nazaré: poder amar a Deus e amar o próximo com um único gesto indivisível! Para Maria e José, de facto, o Menino é ao mesmo tempo o seu Deus e o seu próximo mais querido. Foi, portanto, em Nazaré que os atos mais sagrados (rezar, conversar com Deus, ouvir a sua Palavra, entrar em comunhão com Ele) coincidiram com as normais expressões coloquiais que cada mãe e cada pai dirigem ao seu filho. Foi em Nazaré que os “atos de culto devidos a Deus” (os mesmos que se celebravam no grandioso templo de Jerusalém) coincidiram com o cuidado normal com que Maria vestiu o Menino Jesus, lavou-o, alimentou-o, entregou-se ao seus jogos. Foi então que começou a história de todas as famílias cristãs, para as quais tudo (os afetos, os acontecimentos, a questão da vida) pode ser vivido como sacramento: verdadeiro sinal e antecipação de um amor infinito. 
Martirológio Romano: Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, exemplo santíssimo para as famílias cristãs que invocam a ajuda necessária. Considerações gerais 
A “santa família” é a família em que Jesus nasceu e cresceu, composta pelo próprio Jesus, por Maria, sua Mãe, e por José, seu suposto pai. As origens da celebração litúrgica remontam ao século XVII. Em 1895, Leão XIII fixou a celebração no terceiro domingo depois da Epifania; Bento XV, em 1921, colocou-o na oitava da Epifania; e atualmente, a reforma litúrgica de 1968 definiu-o para o domingo depois do Natal. Nos últimos tempos também se difundiu o costume de chamá-la simplesmente de “Família de Nazaré”, pois, após o período belamita e as vicissitudes relacionadas, estabilizou-se no seu lugar de origem, até o início da vida pública de Jesus . “sagrada família”, como o próprio nome sugere, é “santa” e “única” ao mesmo tempo. “Santo”, porque cada um dos seus componentes é santo: o Menino é Santo por natureza; a Mãe é santa por privilégio; e José é justo pela graça. A santidade da família como um todo é dada pela soma da santidade desigual de cada membro individual. “Única”, porque a nível histórico não existiu outra família semelhante nem jamais existirá igual. E isto pelo simples fato de que cada membro de uma mesma família, como pessoa, não é apenas único e irrepetível, mas também exclusivo, pois a predestinação absoluta de Cristo e Maria é una e única, e a santidade de José é oficialmente declarada a partir de Deus. 
Antes da transferência para Belém 
À luz dos traços evangélicos da Virgem (Lc 1, 26-27), gostamos de interpretar também a definição de José: “justo homem” (Mt 1, 16-25). Por analogia com a anunciação lucana, podemos falar também de uma anunciação josefaniana de Mateus, que se realiza em duas partes: uma, anterior às explicações angélicas, constituída pelos sinais da maternidade de Maria, diante dos quais José se cala, pensa e decide deixá-la secretamente; a outra, porém, é o esclarecimento angélico que nos assegura o facto maravilhoso que se realiza em Maria através da obra do Espírito Santo, ao qual se segue a resposta imediata de “levar consigo a sua Esposa”. Maria refugia-se no silêncio e “obriga” José a planear o movimento da nota de repúdio (Mt 1, 16-25), porque não podia acreditar no que via: Maria está a incitá-lo! Certamente o casamento entre José e Maria é um casamento sui generis. Tudo acontece longe de qualquer interferência humana: Maria respeita a vontade de Deus e José respeita o silêncio de Maria. Na luz delicada e difusa desta união mística emerge toda a delicada fortaleza da fé de José, que acolhe com amor, serenidade e alegria o mistério que se cumpre na sua Esposa, para guardá-lo com amor e fidelidade. Por analogia, assim como foi pedido a José que “não temesse tomar Maria como sua noiva”, também foi assegurado a Maria que não temesse tomar José como seu marido. Desta forma, comenta o Cantor da Imaculada, dirigindo-se a Maria: “o Espírito te dá José como guardião e testemunha da tua virgindade, porque como tu ele está comprometido com o voto de continência” (Reportata Parisiensia, IV d. 30, q 2, nº 5). É claro que o casamento entre José e Maria é único. Poderíamos perguntar: é válido o casamento em que um dos cônjuges faz voto absoluto de castidade? Esta parece ser a decisão de Maria: “Não conheço ninguém” (Lc 1, 34). A questão é de natureza teológica e jurídica: uma porque implica a ação do Espírito Santo que coloca Maria numa condição privilegiada de virgindade absoluta; e a outra porque envolve esclarecimentos sobre um casamento válido, ratificado mas não consumado. As hipóteses e conclusões históricas podem ser reduzidas a três: 1) aqueles que aceitam a validade do casamento e tornam o voto “condicional”: se agrada a Deus; 2) aqueles que acentuam o voto e reduzem o consentimento conjugal, considerando-o como uma relação amigável; 3) que consegue conciliar as duas teses, a validade do matrimónio e o voto absoluto de Maria, recorrendo à distinção entre o “direito sobre os corpos” e “o seu uso no casamento, se solicitado”. A terceira é do Cantor da Imaculada Conceição. Para além das interpretações individuais, que estão sempre subjacentes ao mistério, parece útil reflectir um pouco sobre a decisão de José de casar-se com Maria, apesar de estar grávida. A decisão é providencial, pois segundo as leis da época não só Maria não teria tido vida fácil, como corria o risco de ser “apedrejada”; enquanto o Filho não teria podido cumprir o seu ministério de levar a boa nova aos homens com serenidade e dignidade. 
A experiência belamita 
Devido à passagem da Judeia de Reino tributário para Província Imperial, foi necessário realizar um censo das origens da população, a fim de determinar um dos impostos mais importantes: o "testatico" que, como o a palavra sugere, você tinha que pagar por cabeça; e geralmente era imposto ao chefe da família. Em virtude deste edital, José e Maria deveriam ir a Belém, como descendentes de Davi, para serem registrados em seu país de origem. Com uma das muitas caravanas partiram para Belém, atravessando estradas ainda não totalmente traçadas. Após três dias, percorrendo cerca de 130 km, chegaram ao destino. Certamente, para Maria, a partir do nono mês, a viagem deve ter sido mais cansativa e incômoda. A pequena vila certamente estava cheia de gente, que havia se hospedado em quase todos os lugares a começar pelo caravançarai, que era o hotel! Giuseppe e Maria, porém, encontraram um lugar fora da cidade onde havia cavernas e estábulos. E aqui, numa das muitas grutas, nasceu ao mundo o Menino Jesus. Para fazer o feliz anúncio, um coro angélico cantou na rígida noite estrelada: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que ame-o” (Lc 2, 14). Logo três classes de pessoas se revezaram em torno do Menino imediatamente nascido, como imagem representativa da sociedade do mundo, que com o seu comportamento característico realçaram o valor futuro do “sinal contraditório” (Mt 2, 12) do próprio Menino. Na madrugada da noite do amor, os primeiros a correr para o evento divino foram os pastores, expressão da parte mais baixa e degradada da sociedade da época, que não gozava de direitos; depois é a vez dos Magos, como delegação oficial eleita da alta classe social e científica do mundo, que, na posse autêntica da sabedoria humana, aceita o mistério e demonstra respeito por ele; finalmente, a expressão da política aparece com o massacre brutal e inútil (Mt 2, 16-18), que pela ganância do poder pisoteia tudo sobre todos... E assim, José e Maria com o Menino tiveram que tomar o caminho do exílio na terra do Egito. Outra experiência difícil e amarga para a jovem família. Finalmente, a notícia da morte de Herodes chegou em sonho (Mt 2, 19), e assim a sagrada família pôde regressar à sua terra, a Nazaré, e aí viver em paz e viver do trabalho simples e humilde de José. 
A experiência de Nazaré 
Numa leitura retrospectiva, os sinais da vida futura de Jesus já aparecem evidentes na infância de Jesus: Maria e José conduzem Jesus a Jerusalém para participar numa das três peregrinações anuais (Páscoa, Pentecostes e Festa dos Tabernáculos) prescritas. pela Lei (Dt 16,16). Durante os sete dias legais de celebração, as pessoas participavam do culto e ouviam os rabinos discutindo sob o pórtico do Templo. “O menino Jesus permaneceu em Jerusalém”: o lugar onde “se cumprirá tudo o que foi escrito pelos profetas sobre o Filho do Homem” (Lc 18, 21), o lugar da “sua partida” (Lc 9,31,51; 24,18) e das aparições do Ressuscitado (Lc 24.33.36-49). Os pais “começaram a procurá-lo” com ansiedade e ansiedade (Lc 2, 44ss). Como é possível perder um filho e não perceber que Jesus não está na caravana? “Depois de três dias” termina a “paixão” e encontram Jesus no Templo, entre os doutores, ensinando, para espanto geral. As características da sua missão começam a revelar-se e encontram o seu resumo nas primeiras palavras pronunciadas por Jesus no Evangelho de Lucas: “Por que me procuravas? Você não sabia que eu deveria cuidar dos negócios de meu pai? Mas quem é o pai dele? Por que procurar? Ele é o mesmo pai das últimas palavras de Jesus na cruz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23, 46); e na ascensão ao céu: “E eu vos enviarei o que meu Pai prometeu” (Lc 24, 49). Jesus “voltou para Nazaré e foi-lhes submisso” e “Maria guardou todas estas coisas no seu coração” (Lc 3, 51). A atitude de Maria exprime o desenvolvimento da fé de uma pessoa que cresce e progride na inteligência do mistério. Jesus revela que a obediência a Deus é a condição essencial para a realização na vida, para um caminho de partilha na família e nas comunidades. E assim como nenhum vestígio da ocupação quotidiana de cada trabalhador humano se conserva nos anais da grande história, assim também aconteceu com a de Jesus, que permaneceu com a sua família até ao início da vida pública. 
Da Sagrada Família à família 
Certamente, a passagem da “Sagrada Família” à família humana é muito delicada e complexa. O primeiro serve de exemplo para toda família que deseja inspirar-se no autêntico desígnio de Deus, um exemplo que se adapta às Personagens individualmente: a Cristo, como autor da Vida e do Amor, a Maria como primeira discípula e a José como primeiro seguidor de Maria. A família, por si só, constitui o núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial. Tudo depende, porém, da fé na sacramentalidade do matrimónio, que os esposos devem reconhecer, aceitar, amar e à qual permanecer fiéis. Hoje, parece que esta característica específica está em crise, exigindo uma nova evangelização para ajudar o povo de Deus nesta recuperação. Seria desejável que os cônjuges tivessem sempre claro o belo pensamento do Concílio Vaticano II na sua escolha amorosa: «a família é o lugar onde as diferentes gerações se encontram e se ajudam mutuamente para alcançar uma sabedoria humana mais completa e para harmonizar os direitos de a pessoa com as demais necessidades da vida social...” (GS 52). Para alcançar este nobre objectivo espiritual de natureza cristocêntrica, o Concílio continua: «os esposos... devem estar unidos por um igual afecto mútuo, pela mesma maneira de sentir, pela santidade comum, para que, seguindo Cristo, o princípio da vida nas alegrias e nos sacrifícios da sua vocação, através do seu amor fiel, possam tornar-se testemunhas daquele mistério de amor que o Senhor revelou ao mundo com a sua morte e ressurreição” (ibid.). Este é um pedaço do mistério da Sagrada Família. 
Autor: P. Giovanni Lauriola ofm 
A festa da Sagrada Família na liturgia católica foi celebrada localmente no século XVII; O Papa Leão XIII em 1895 fixou-o no terceiro domingo depois da Epifania "omnibus potentibus", mas foi o Papa Bento XV quem em 1921 o estendeu a toda a Igreja, fixando-o no domingo incluído na oitava da Epifania; O Papa João XXIII transferiu-o para o primeiro domingo após a Epifania; atualmente é comemorado no domingo seguinte ao Natal ou, em alternativa, no dia 30 de dezembro nos anos em que o Natal cai num domingo. A celebração foi criada para dar exemplo e impulso à instituição da família, pedra angular da vida social e cristã, tendo como referência os três personagens que a compuseram, figuras excepcionais sim, mas com todas as características de cada ser humano e com os problemas de cada família. Em primeiro lugar, as três pessoas que a compuseram: Maria, escolhida entre todas as criaturas para se tornar a corredentora da humanidade, o que, no entanto, pressupôs o seu assentimento com a Anunciação do arcanjo Gabriel. Seu casamento ocorreu com o justo José, de acordo com os planos de Deus e de acordo com a lei judaica; e preservando a virgindade, sentiu os sinais da gravidez com a Visitação a s. Isabel, até se tornar, com a maternidade, mãe do Filho de Deus e mãe de todos os homens. E ela teve que criar o Menino Divino com todos os cuidados de uma mãe normal, mas com no coração a grande responsabilidade pela tarefa que lhe foi confiada por Deus e a dor do que o velho Simeão lhe profetizou durante a apresentação no Templo: uma espada perfurará o coração. Finalmente, antes da vida pública de Jesus, encontramos-na mencionada no Vamgeli, que recorda Jesus, agora com doze anos, que parou no Templo com os médicos, enquanto ela e José o procuravam angustiados por três dias. José é o outro membro da família de Jesus, pouco se sabe sobre ele; os Evangelhos falam do noivado com Maria, do aviso do anjo sobre a futura maternidade desejada por Deus, com o convite a não a repudiar, do seu casamento com ela, da sua mudança com Maria para Belém para o recenseamento, dos episódios ligados ao nascimento de Jesus, no qual José esteve sempre presente. Foi ele quem foi avisado em sonho por um anjo, após a adoração dos Magos, para salvar o Menino da perseguição desencadeada por Herodes, o Grande, e José, protegendo a sua família, conduziu-os para a segurança no Egito. Após a morte do rei ímpio, ele retornou à Galiléia e se estabeleceu em Nazaré; ele ainda cumpriu a lei judaica ao levar Jesus ao Templo para ser circuncidado, oferecendo algumas rolas e pombas para apresentação. A tradição diz que ele é carpinteiro, mas o Evangelho o designa como artesão; ainda é mencionado nos textos sagrados, que conduz Jesus e Maria a Jerusalém, e aqui com grande apreensão perde Jesus, que tinha doze anos, encontrando-o depois de três dias discutindo com os doutores no Templo; tendo regressado a Nazaré, como diz o Evangelho, o Menino cresceu e tornou-se mais forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre ele. Nada mais se sabe sobre ele, nem mesmo sobre a sua morte, que provavelmente ocorreu antes da vida pública de Jesus, ou seja, antes dos 30 anos. A terceira pessoa da família é Jesus; com a sua presença torna-se a Sagrada Família; praticamente nada se sabe sobre sua infância; Ele, o Filho de Deus, vive no segredo da sua família terrena, obediente à sua mãe e ao seu pai, colaborando já adulto na oficina de José, maravilhoso exemplo de humildade. Ele certamente ajudou seu pai adotivo na velhice e na morte, como fazem todos os bons filhos, muito obediente à mãe, agora viúva, a ponto de realizar seu primeiro milagre público nas bodas de Caná, a pedido dela. Não sabemos quantos anos se passaram com a Sagrada Família reduzida sem José, que, se não esteve presente nos anos da vida pública de Cristo, nem na sua paixão e morte e nos acontecimentos subsequentes, a sua figura no cristianismo, difundiu-se de forma o culto cresce cada vez mais, no Oriente desde o século V, enquanto no Ocidente tem vindo a crescer desde a Idade Média, desenvolvendo-se especialmente no século XIX; ele é invocado para ter uma boa morte, o nome José está entre os mais usados ​​no cristianismo. Pio IX proclamou-o padroeiro de toda a Igreja em 1870; em 1955, Pio XII instituiu a festa de São Pedro no dia 1º de maio. artesão Giuseppe; desde 1962 seu nome foi incluído no cânone da Missa. A Sagrada Família sempre foi um tema muito inspirado no imaginário dos artistas, os maiores pintores de todos os séculos quiseram retratá-la nas suas diversas expressões da Natividade, Adoração dos Magos, Fuga para o Egipto, na oficina do artesão (carpinteiro ), etc. O tema iconográfico inspirou em grande parte os artistas renascentistas, sendo geralmente composto por Maria, José e o Menino ou por Santa Ana, a Virgem e o Menino. As representações mais conhecidas são a de Masaccio com s. Anna e a de Michelangelo com s. Giuseppe, mais conhecido como Tondo Doni. No campo escultórico e arquitetônico, vale a pena lembrar a "Sagrada Família" de Antonio Gaudì em Barcelona. Numerosas congregações religiosas, tanto masculinas como femininas, têm o nome da Sagrada Família, fundada principalmente nos séculos XIX e XX; como as “Irmãs da Sagrada Família”, fundadas em Bordéus em 1820 pelo abade PBNoailles, também conhecidas como “Irmãs de Loreto”; as “Irmãs da Sagrada Família de Nazaré” fundadas em 1875 em Roma, pela polonesa Siedliska; as “Irmãzinhas da Sagrada Família” fundadas em 1892 pelo Beato Nascimbeni em Castelletto di Brenzone (Verona); os “Sacerdotes e Irmãos da Sagrada Família” fundados em 1856 em Martinengo pela Beata Paola Elisabetta Cerioli; os “Filhos da Sagrada Família” fundados em 1864 na Espanha por José Mananet e muitos outros. 
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário