quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Abrindo o Livro Santo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
Ele abriu o livro
 
Gosto muito da narrativa de Lucas (4,16-21), quando Jesus, em Nazaré vai à sinagoga, conforme seu costume, e levantou-se para ler. Ali lhe deram o livro do profeta Isaias para que lesse. Abrindo-o, encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim”. Pelo que se nota, Jesus estava sempre na comunidade e devia ser um dos leitores apreciados. Ah se a gente pudesse ver o filme de nosso amado Redentor no seu cotidiano! O que me toca é a imagem de Jesus abrindo o livro. O texto no original diz, desenrolando o livro, pois não eram páginas, mas uma grande tira de pergaminho, começa a leitura. É um gesto bonito e programático. Ele nos ensina a abrir o livro e escutar suas palavras de leitor. E que voz! Ele nos estimula também a ouvir e entender que para nós também, quando abrimos o livro, podem calhar bem as palavras: “Hoje realizou-se a Escritura que acabastes de ouvir” (21). O gesto de abrir o Livro Santo na celebração é como ver Deus abrindo a boca para nos falar. São palavras de Vida, pois saem da Vida que é Ele. Podemos ver também essa mesma cena de Nazaré no livro de Neemias. Depois de reconstruída a cidade e o templo, reuniu-se uma assembleia do povo. Esdras, sacerdote, presidindo a celebração pede para trazerem o Livro da Lei. Todo o povo se pôs de pé quando o Livro foi aberto (Esd 8,1-18). É o momento do renascimento do povo depois do exílio. Neemias diz: “Hoje é um dia consagrado ao Senhor”(9). Jesus, ao abrir o Livro, inicia sua missão. Assim também o novo povo de Deus, ao abrir-se o livro, se recria como povo e se constitui como Corpo de Cristo, Igreja. Quando o abrimos em particular, nós refazemos todos esses momentos colocando-nos na presença do Deus que se comunica. 
Leitura corrente 
Graças a Deus há muita gente lendo a Palavra de Deus. É belo ver as bíblias arrebentadas, riscadas e já trabalhadas pelos anos. Sinal de uso. Bíblia bonita é um mau sinal. É sinal de falta o uso. Em minha experiência pessoal posso dizer que é importante ler a Bíblia de modo corrente. Cada dia um pouco. Assim, depois de um bom tempo, já se leu toda ela. O primeiro resultado dessa leitura corrente é que tomamos conhecimento de seu conteúdo como um todo. Por isso não é bom ficar escolhendo só alguns trechos. Pior é ficar abrindo a esmo e querendo que Deus fale através do texto que você aponta. Não podemos forçar Deus a falar, temos que buscar suas palavras com simplicidade. A leitura corrente mostra-nos quanto é bom e suave o Senhor e quanto nos ama e quanto nos quer falar.
Leitura meditada 
Contudo, é necessário fazer a leitura meditada. Aí sim, podemos escolher partes e lendo, meditando e amando, penetrar a comunicação de Deus. Muita gente faz a leitura meditada. Vai lendo e meditando e sobretudo rezando. Santo Afonso aconselha ler, refletir e rezar amando Aquele que nos falou naquelas palavras. Que belas experiências podemos colher de cada um no seu trato com as Escrituras. É perigoso ter a Escritura só como um livro pois Ela é a vida de Deus que nos é proposta para que a vivamos. Essas “palavras são espírito e vida” (Jo 6,63). “Quem ouve essas palavras e as põe em prática é semelhante ao homem que construiu a casa sobre a rocha” (Mt 7,24).
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JUNHO DE 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário