Evangelho segundo São Mateus 2,13-18.
Depois de os Magos partirem, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma contigo o Menino e sua Mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te diga, pois Herodes vai procurar o Menino para O matar».
José levantou-se de noite, tomou consigo o Menino e sua Mãe e partiu para o Egito
e ficou lá até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor anunciara pelo profeta: «Do Egito chamei o meu filho».
Quando Herodes percebeu que fora iludido pelos Magos, encheu-se de grande furor e mandou matar em Belém e no seu território todos os meninos de dois anos ou menos, conforme o tempo que os Magos lhe tinham indicado.
Cumpriu-se então o que o profeta Jeremias anunciara, ao dizer:
«Ouviu-se uma voz em Ramá, lamentos e gemidos sem fim: Raquel chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles já não existem».
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo de Cartago
Sermão 2 sobre o Credo
Filhos e testemunhas de Cristo
Porque temes, ó Herodes, ao ouvir dizer que nasceu um rei? Ele não vem destronar-te, vem vencer o demónio. Mas tu não compreendes, tens medo, enfureces-te e, tentando matar esta criança, tornas-te cruel assassino de um grande número de infantes. Nada te detém, nem o amor das mães lavadas em lágrimas, nem o luto dos pais que choram os seus filhos, nem os gritos e os gemidos das próprias crianças: massacras o corpo destes pequenos porque o medo te matou o coração; e julgas que, se conseguires realizar os teus objetivos, viverás muito tempo, quando Aquele que queres matar é a própria vida. Aquele que é a fonte da graça, que é simultaneamente pequeno e grande, deitado numa manjedoura, faz tremer o trono onde te sentas; Ele realiza os seus desígnios através de ti, mas realiza-os apesar de ti; Ele acolhe os filhos rebeldes e faz deles seus filhos por adoção.
Esses pequenos morrem por Cristo sem o saberem; seus pais choram a morte de mártires. Ainda não sabiam falar, mas Cristo fez deles suas testemunhas. Assim reina este Rei, que opera já a libertação, que já dá a salvação. Tu, porém, ó Herodes, ignoras tudo isso; tu assustas-te e enfureces-te. E, irando-te contra uma criança pequena, colocas-te ao seu serviço sem o saber.
Que grande é o dom da graça! Por que méritos conquistaram estas crianças a vitória? Ainda não sabem falar, e já confessam a Cristo. Sendo ainda fisicamente incapazes de empreender o combate, conquistam já a palma da vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário