quinta-feira, 28 de novembro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “Vida do Alto”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
2023. Um dom 
Poderíamos ter alegria maior nesse Tempo Pascal que saber que o amor de Deus é de sempre e para sempre? Não existem, na bondade de Deus, alguns momentos bons para nós. Ele é bom sempre e em totalidade. Sempre o mesmo. Quando criou o ser humano, colocou nesse ato, todo o amor e dedicação. E não diminuiu. Ele, dando-nos tantas coisas, dava a si mesmo como Vida. Deus mais que dar dons, é o Dom. Nele, temos todos os outros dons que não são mais que pontos de vistas diferentes do único dom, que é a Vida. Deus não nos dá coisas. Dá-se como Vida. Ele é o dom. Ao enviar seu Filho ao mundo, elevou ao máximo esse amor de dedicação à criatura amada. Por isso Jesus se chama de Vida: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Jesus é o Dom que é Vida. Por isso lemos em diversos lugares: “Quem come desse pão tem a Vida Eterna”; “Quem vê o Filho e Nele crê, tem a Vida Eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,40). Como deixar de lado a carta de João? Jesus ensina o mandamento do amor (Jo 15,12) e João ensina que o amor é Vida: “Nós sabemos que passamos da morte para a Vida porque amamos os irmãos” (1Jo 3,14). Porque muito nos amou nos deu a Vida, dando a Si mesmo. O Pai que Se deu a nós como Dom e com isso dá a Vida. Jesus, dando-Se a nós durante a vida e na morte, dá-Se como Vida. Por isso, recebendo a Vida do Pai na Ressurreição, continua sua missão fazendo-nos participantes de sua Vida, Morte e Ressurreição. Como fomos crucificados com Cristo, somos também ressuscitados com Cristo, para sermos glorificados com Ele (2Tm 2,11). 
2024. Um compromisso 
Como em Cristo a Vida se fez entrega e doação pela participação de sua Vida e de sua missão que é o amor. As demais ações são fruto do amor. Quem recebe a Vida dá a Vida aos outros que são os irmãos, como diz ainda João: “Nisto conhecemos o amor: Ele deu a vida por nós. E nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos” (1Jo 3,16). Como é próprio da vida se multiplicar e do amor se difundir, a ação do Espírito será promover sua Vida em nós, na promoção do amor em tudo. O Espírito é o Evangelho de Jesus como Vida. “As palavras que vos disse, são Espírito e Vida” (Jo 6,63). A Vida que recebemos é também compromisso, pois a Palavra é viva e eficaz (Hb 4,12). A Palavra se identifica com aquele que a pronuncia. Por isso são palavras de vida eterna. Vivendo a Palavra, aquele que crê, transmite não somente palavras, mas Vida e Verdade, pois o amor se fez carne. O amor vivido forma o Corpo de Cristo. O relacionamento entre as pessoas não deve ser somente de laços humanos, mas também Divinos, pois o Espírito habita em nós. 
2025. Uma missão 
A missão de Jesus foi dar vida, como vemos em seus milagres e em seu relacionamento com as pessoas. No primeiro encontro com os discípulos depois da Ressurreição, sopra sobre eles e diz: “Como o Pai Me enviou, também eu vos envio. Recebei o Espírito. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados” (Jo 20,21-23). O perdão restitui a Vida. Serão assim homens novos, como escreve Paulo: “Se ressuscitastes com Cristo...Aspirai as coisas do alto e não às coisas terrestres” (Cl 3,1-3). Viver a Vida Nova é comunicar essa Vida. É um Universo que é recriado com o sopro do Espírito. A missão cristã é permanente, pois compete à comunidade cristã comunicar esse Reino instaurado. Por isso Jesus diz: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Vida é Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário