quarta-feira, 27 de novembro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “O Senhor ressuscitou verdadeiramente”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
Vencedor da morte 
Os discípulos, alegremente comunicavam a notícia inesperada: “O Senhor ressurgiu e apareceu a Simão” (Lc 24,34). Por mais que interpretemos, grande foi a alegria dos discípulos. Naquela madrugada a noite gestou a vida. Entre o medo e a alegria, começou o tempo novo. O Senhor venceu a morte, como rezamos na oração da Missa: “Vosso Filho é vencedor da morte”. O tempo agora é da Vida. Com a vitória de Jesus sobre a morte podemos ter certeza que todos vencemos Nele. Nele morremos; Nele, ressurgimos. Está garantida para nós a vitória final. Maria Madalena, apóstola dos apóstolos, como a chama Papa Francisco, vai ao túmulo, encontra-o vazio, corre a dar a notícia. Pedro e João correm e veem. “Ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual, Ele devia ressuscitar dos mortos” (Jo 20,9). Todo o movimento ocorrido naquele dia não foi ainda suficiente para compreenderem a ressurreição do Senhor. Jesus pessoalmente vem e Se mostra na noite daquele domingo. Depois de receberem o dom do Espírito os apóstolos creem. Foram escolhidos para verem o Ressuscitado e darem a notícia segura que agora é a vida parda que tenham a vitória. A morte foi superada. Com o dom da vida eterna podem viver plenamente. Essa vida está em cada um, de modo especial através dos sacramentos pascais. A Páscoa resume em si todos os sacramentos que dão a Vida Eterna. O túmulo vazio permanece como testemunha da Vida que vence a morte e os muitos males. 
Abristes as portas do Paraíso 
Toda obra da redenção é a expressão da misericórdia do Pai, “pois eterna é a sua misericórdia”. Essa misericórdia continua presente e nos conduz para o Paraíso. A oração continua proclamando: “Abristes para nós as portas da eternidade”. Desde a Encarnação esse processo de abertura é salientado por Jesus que promete a vida eterna, o pão vindo do céu, a água que purifica, a luz que ilumina e vida que é comunicada. Assim Jesus manifesta o Evangelho e foi tão bem acolhido pelos discípulos. No momento de sua morte é rasgado o véu do templo. Todos podem entrar no lugar sagrado que é o coração do Pai. O coração de Jesus é rasgado pela lança. Dali, sai sangue e água. Pelos sacramentos do Batismo e da Eucaristia, podemos entrar no coração de Deus. O que é de Deus está aberto para nós. Nós, na Igreja, fechamos muitas portas, sobretudo a porta da misericórdia. Não sabemos ainda o que seja vencer a morte e abrir as portas do Paraíso. Pedro foi à casa de Cornélio onde proclamou a Ressurreição do Senhor e acolheu os pagãos para fé. Se Deus lhes deu o Espírito Santo, como aos apóstolos, por que negar o Batismo?
Ressuscitemos para a Vida 
A oração da missa continua: “Concedei que, celebrando a Ressurreição do Senhor, renovados por seu Espírito, ressuscitamos na luz da Vida Nova” (Oração). A celebração tem a finalidade de fazer-nos participar da Morte, Ressurreição e do dom do Espírito. É um único sacramento. Por ele morremos, ressuscitamos e somos santificados. A segunda leitura nos chama ao compromisso pessoal: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo sentado à direita de Deus. Aspirai às coisas celestes e não às terrestres... Vós morrestes e vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus” (Cl 3,1-2). Como batizados, ungidos e alimentados pelos sacramentos, estamos em total união a Cristo. Mas ainda não sabemos o que seja ser libertado por Cristo e viver a Vida Eterna. Jesus passou entre nós fazendo o bem. A vida nova é fazer o bem, pois já vivemos com Cristo em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário