sábado, 30 de novembro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - Seguimento de Jesus

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
2026. Águas da Vida 
No seguimento de Jesus, que é a proposta do Evangelho, temos todos os auxílios necessários. Um deles é a liturgia, um dos principais alimentos que nos sustentam nessa caminhada. Ela não é somente celebração de ritos, mas atualização do Mistério Pascal para que a salvação chegue a nossa vida em sua totalidade. A Quaresma preparou-nos para celebrar a Páscoa. Vivendo o Tempo Pascal, somos instruídos e fortalecidos na fé. Nessa Páscoa alguns receberam o Batismo e, todos nós renovamos nossas promessas batismais. Nesse sacramento, o fiel participa do Mistério Pascal de Cristo, vivendo a Vida Nova. As águas do Batismo, que fluíram do peito aberto de Cristo, jorraram em abundância em sua Ressurreição. Na gruta do túmulo está a nascente da Vida Nova. Não só somos lavados nas águas abundantes, as águas vivas que nos purificaram. O tempo da Quaresma recolhe os textos nos quais Jesus se mostra como a Água Viva, Luz e Vida. A cena maravilhosa da samaritana ensina que a sede que o coração do homem tem de Deus é saciada por Jesus que é a Água Viva. A mulher foi buscar água e encontrou a Fonte. Aquele que pede de beber, promete dar de beber uma água diferente, viva, não de reservatório. Ela não é um refrigério no seguimento de Cristo, mas uma fonte perene que sacia a sede, mas também deixa ainda com mais sede de Jesus, para caminhar sempre na busca da Água Viva. O Batismo não é um ato do passado, mas uma vida que continua. É um sacramento que nos insere em Cristo para sempre. E é fonte de todos os outros sacramentos. 
2027. Busca permanente de Cristo 
O caminho espiritual é essa permanente busca de Cristo para saciar nossa sede. O poço é uma bela imagem de Cristo, fonte de água viva. Ele oferece a água que é o Espírito Santo, Dom de Deus. Se por um lado há uma busca da água, por outro há um chamado: “Vinde a Mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). À medida que aceitamos a oferta de Jesus, mais sentiremos sede e o desejo permanente de ir a esse poço. Quando se descobre uma fonte de água gostosa, quanto não se faz por buscá-la!? Quanto não se faz para buscar Jesus que dá o Espírito!? O Espírito não é um santo a mais em nosso caminho espiritual, mas é a Água Viva que nos sacia, dada por Jesus no momento de sua Paixão e em seu primeiro encontro com os discípulos. Ele está em sua continuada presença no meio de nós. A missão de Jesus consiste também em nos dar continuamente no Espírito. Ele nos abre as Escrituras e nos assiste continuamente em sua compreensão e na vivência da graça de Deus que é a Vida Divina. Além da sede, sacia a fome dando-nos o Pão da Vida que nos restaura e ressuscita. 
2028. O Espírito vem sobre as águas 
O Espírito nos estimula a anunciar e a levar aos outros a água que bebemos e nos saciamos. É a missão. Foi o que fez a samaritana: “Vinde ver o homem que disse tudo o que fiz. Não seria Ele o Cristo?” (Jo 4,28-29). Encontra Cristo, Água Viva e procura levar aos outros a notícia da riqueza descoberta. O Reino de Deus não cresce por pressão, mas por comunicação, como foi a comunicação que o Pai realizou em seu Filho. O Espírito, que é Vida, move as águas, como lemos naquele milagre de Jesus em que a água curava depois de receber um movimento misterioso. Não vivemos de milagre nem alugamos o Espírito para saciar nossos desejos, mas estamos abertos e participamos de seu diálogo com o Pai, pois Ele reza por nós com as palavras que não temos, pois entende nosso coração e o coração do Pai. No seguimento de Jesus o Espírito mantém nossa sede e a sacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário