sexta-feira, 29 de novembro de 2019

EVANGELHO DO DIA 29 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 21,29-33. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Olhai a figueira e as outras árvores: Quando vedes que já têm rebentos, sabeis que o Verão está próximo. Assim também, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus. Em verdade vos digo: Não passará esta geração sem que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Orígenes(185-253)presbítero, teólogo 
Homilias sobre o Génesis,n.°12,5 
«Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão» 
«Bebe a água das tuas fontes e dos teus poços, e que a tua fonte seja realmente tua»(Prov5,15.17). 
Tu que me escutas, procura ter um poço que seja teu e uma fonte que te pertença; deste modo, quando pegares nas Escrituras, conseguirás descobrir uma interpretação própria. Sim, de acordo com o que aprendeste na Igreja, tenta beber da fonte do teu espírito, pois no interior de ti próprio existe [...] «a água viva» (Jo 4,10); há canais inesgotáveis e rios engrossados com o sentido espiritual das Escrituras, desde que não estejam obstruídos com terra e entulho. Se assim for, será preciso cavar e limpar, ou seja, expulsar a preguiça do espírito e sacudir o torpor do coração. [...] Purifica, pois, o teu espírito, para que um dia bebas das tuas fontes e extraias a água viva dos teus poços. Porque, se receberes em ti a palavra de Deus, se receberes de Jesus a água viva e a receberes com fé, ela tornar-se-á em ti «uma fonte de água que brota para a vida eterna» (Jo 4,14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário