quinta-feira, 30 de março de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Não vos deixarei órfãos”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA,REDENTORISTA
Manifestação de Cristo
               Os discípulos sentiram-se como órfãos porque Jesus foi para o Pai. Era um problema para a comunidade não ter mais Jesus em seu meio. Ele prometeu que não os deixaria órfãos. João ensina que ter a presença de Jesus é amá-lo guardando seus mandamentos. Amando-O na prática, não só em um sentimento, temos a garantia de que está presente. Esta presença é garantida pelo Espírito da verdade que é dado: “Vós O conheceis porque Ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós... Vós me vereis, porque Eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós”. Quem tem meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele”(Jo 14,18-21). Não há ausência, mas presença do Espírito da Verdade. Verdade é Jesus. Nós temos a presença de Jesus e a manifestamos por nosso amor a Ele, guardando seus mandamentos. Estamos sempre unidos ao Pai, pelo Filho no Espírito: Quem ama Jesus será amado pelo Pai. O Espírito nos abre à visão de Jesus através do amor que Ele tem por nós. Observando nossa comunidade vemos o mesmo que ocorreu com os apóstolos e discípulos, como no caso de Filipe que anuncia o Evangelho em Samaria. Ele fazia os milagres que Jesus fazia. Pedro e João vão até lá e impõem as mãos para que recebam o Espírito Santo (At. 8,5-17). Por que vão? A evangelização não é obra individual, mas de toda a Igreja. Cristo continua a dar o Espírito através dos apóstolos. O Espírito é dado para todos. Ele está presente na Palavra e na Eucaristia na qual o Espírito é invocado sobre o pão e o vinho e sobre os fiéis para que sejam Corpo de Cristo.
Missão do Espírito
O Espírito é o outro Defensor: “Eu rogarei ao Pai e ele vos dará um outro Defensor para que permaneça sempre convosco” (16). Jesus está diante de Deus intercedendo  para o perdão dos nossos pecados e os do mundo inteiro (1Jo 2,1). Qual a missão do Espírito? Paulo explica: “Ele socorre nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26). Nossa relação com Deus é feita através do Espírito que conhece nossa linguagem e a linguagem de Deus, pois Ele é Deus com o Pai. Ele nos revela Jesus e faz morada em nós, “O Pai dará um outro defensor para que permaneça sempre convoco... Ele permanece junto de vós e estará dentro de vós” (17). Podemos dizer que sua missão é ser a presença e vida de Deus em nós. Ele nos une ao Pai e ao Filho. Não somos órfãos.
Vida e mistério celebrado
               Na beleza de participar da vida de Deus pelo Espírito, nós celebramos com júbilo as maravilhas que realiza. Renovam-se sempre as maravilhas do Êxodo. Deus jamais rejeitou nossa oração (Sl 65). Por isso nós nos reunimos para celebrar sua bondade para conosco libertando-nos de todo o mal e pecado e dando-nos a vida nova em seu Filho. Ouvimos Pedro dizer: “Santificai em vossos corações o Senhor”, como rezamos no Pai Nosso – “Santificado seja vosso nome”. É reconhecer a Deus e louvá-lo pela proclamação de Cristo morto e ressuscitado. Cada celebração é momento de viver este mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário