sexta-feira, 24 de março de 2017

EVANGELHO DO DIA 24 DE MARÇO

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA,REDENTORISTA
Sou a Pastor e a Porta
               No tempo pascal lemos o evangelho do Bom Pastor. Além de Pastor é a Porta pela qual todas as ovelhas passam para ter Vida. Afirma: “Eu sou a Porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham e abundância” (Jo 10,9-10). Este modo de dizer de si mesmo era do conhecimento do povo, pois, ser a única porta, referência-se a uma porta do templo que dava acesso ao lugar dos sacrifícios e do Santo dos Santos, da presença de Deus. Flávio Josefo diz que ela era magnífica, toda coberta de ouro. Era o lugar para ir à presença de Deus. Em Jesus temos o acesso imediato a Deus. Afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida – ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). Por isso é o Pastor que é a Passagem. É preciso ter clareza e viver desta certeza, mesmo que custe, como diz a carta aos Hebreus: “Ainda não resististes até o sangue em vosso combate contra o pecado” (Hb 12,4). Pedro diz em sua carta: Cristo sofreu por vós, deixando-vos um exemplo para que sigais seus passos” (1Pd 2,21). Jesus é o pastor que conduz o povo para Deus, aos bons lugares simbolizado a um bom campo para as ovelhas, como rezamos no salmo: “O Senhor é o pastor que me conduz... pelos prados e campinas verdejantes Ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura minhas forças”(Sl 22). Cristo é a única porta para as ovelhas entrarem. Muitos tentaram ser a única passagem para Deus. Cuidaram de si mesmos. Os que entraram no aprisco por outro lado eram ladrões e salteadores que vêm para três ações terríveis: roubar, matar e destruir. Jesus afirma: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Escutam minha voz
               O relacionamento das ovelhas com o pastor é de conhecimento íntimo, como diz Jesus: “Eu sou o bom pastor; conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai” (14-15). Este conhecimento implica união. As belas pastagens são símbolo da beleza da união com Deus. As ovelhas conhecem a voz do pastor, pois estão habituadas com Ele. Jesus é um Deus presente, conhece cada um pessoalmente pelo nome. O relacionamento é amoroso, cuidadoso e de proximidade. Pedro afirma que Deus constituiu Jesus Cristo e Senhor, aquele mesmo que foi crucificado. O Pastor ferido pela morte de Cruz agora é quem conduz o povo de Deus. Entramos neste povo através de Jesus Cristo pela conversão e o Batismo. A remissão é a graça como vida.
Imitação de Cristo
               Não podemos ter uma fé de meias medidas. Seguir Jesus é o modo completo de ser do cristão. Eis o que Ele faz por nós: “Sobre a cruz carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados” (1Pd 2,24). O seguimento de Jesus implica para nós ouvir sua voz e estabelecer um relacionamento de vida íntimo e amoroso e seguí-lo, passando pela Porta que é Ele e, como Ele, viver a vida nova. “Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas” (25). A Páscoa convida a assumir a vida de seguidores de Jesus ouvindo sua voz, seguindo seus passos e entrando com Ele para a Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário