sábado, 25 de março de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Ver com o coração”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
951. Vossos olhos viram
            No tempo litúrgico da Páscoa, lemos o evangelho sobre o Bom Pastor. A parábola de Jesus sobre o pastor e as ovelhas tem um rastro profundo na Escritura. Deus é chamado de Pastor do povo.  Ela nos ensina que o seguimento de Jesus vai além de um simples ir atrás como “ovelhas”. Este seguimento vai ao íntimo do ser humano no seu relacionamento com o Pastor. A fé em Jesus envolve todo nosso ser, pois atinge todos os sentidos. Entra em questão, sobretudo, o ver, o ouvir e o compreender. João escreveu em sua carta: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e nossas mãos apalparam da Palavra da Vida... vo-lo anunciamos para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo (1Jo 1,1-3). Há um crescendo no acolhimento da Palavra de Deus: viram, ouviram e entenderam com o coração, entraram em comunhão. Jesus, citando Isaias, diz que falava em parábolas porque vêem sem ver, e ouvem sem ouvir nem entender” (Is 6,9-10; Mt 13,13). As ovelhas vêem, ouvem o pastor, conhecem-no e O seguem. No livro do Deuteronômio Deus chama a atenção do povo: “Vossos olhos são os que viram todas as grandes obras que fez o Senhor” (Dt 11,7). O povo testemunhou com os próprios olhos as maravilhas de Deus. As ovelhas vêem o pastor. Os olhos captam tudo e levam para dentro de nós. Deus se fez ver na pessoa de seu Filho. Deus se manifestou. Aqueles que viram Jesus fisicamente puderam fazer a escolha do pastor. Jesus afirma: “Felizes os vossos olhos porque vêem, e os vossos ouvidos porque ouvem. Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram e ouvir o que ouvis e não ouviram” (Mt 13,16-17). Continua na Igreja a necessidade de um anúncio que atinja também os olhos. Daí a importância do uso dos meios de comunicação que são necessários para a evangelização. A beleza evangeliza, como contemplamos na transfiguração de Jesus.
952.Ouvem a voz
            Felizes os que ouvem. Ouvir é um sentido que nos atinge mais profundamente. Fazemos a seleção do que queremos acolher. Cada sentido tem uma finalidade diferente. Jesus usou a palavra como meio para a transmissão de sua verdade. Dizia sempre: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Lc 8,8). Usa a comparação da semente lançada na terra. É preciso germinar. As ovelhas ouvem a voz do pastor. Todos os meios são úteis, mas a pregação é indispensável. A Palavra é semeada e produz seu fruto como a semente. Acolher é o que Deus espera de nós. Quanto mais formos terra boa, mais fruto daremos, porque ouve e entende (Mt 13,23) diz a parábola.
953. Conhecem com o coração

Maria guardava todas essas coisas meditando-as em seu coração (Lc 2,19). A meta de toda a revelação é ir ao coração, isto é, o centro de decisão por Deus e pela palavra de Jesus. Ali se faz a opção pelo que se viu e ouviu. Dizemos que é o lugar do amor. Nossos sentimentos e inteligência levam-nos a escolher o que é bom para nós. Jesus já em seu nascimento foi posto como sinal de contradição, escolhê-lo ou não (Lc 2,34). Não é possível ficar indiferente diante do mistério do Filho de Deus que se revela. “Ele veio para os que eram seus e os seus não o receberam. Aos que O receberam deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,11-12). Os discípulos viram, ouviram e acolheram. Nós abrimos nosso coração ao amor de Deus para que tenhamos o sentido da vida e anunciar a Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário