terça-feira, 28 de março de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Caminhar em Cristo com os irmãos”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA,REDENTORISTA
O Ressuscitado e seu caminho
               Aqueles últimos momentos da vida de Jesus entre os seus, como simboliza o apóstolo João, foram para eles um momento de colher as riquezas do coração de Jesus.  Jesus mostrou a Tomé o lado aberto pela lança. Significava com isso que continuava a jorrar sangue e água que alimentaria os discípulos na caminhada. Naquele momento disse que iria preparar para nós uma morada na casa do Pai. Essa morada é construída quando o Filho é glorificado. No momento em que Jesus chega à realização completa de sua missão, nos tem unidos a Si. Na glória do Pai, com todo poder e glória, e Senhor do Universo, une os seus para a participação de sua Vida com o Pai. Para ir a sua glória, Ele é o Caminho. Para se fazer este caminho temos a direção que é a Verdade. É mapa para a Vida. Ele indica este caminho através de sua Palavra. Pedro escreveu que tropeçam na pedra, os que não acolhem a Palavra da Verdade. Ele é a Palavra e a Verdade. “Não há sob o céu outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvo” (At. 4,12). Jesus é a Vida. Vida é a união a sua Pessoa que é a Verdade que conduz no Caminho que é Ele próprio. Ele é a única passagem para o Pai. Por isso disse: Eu sou a Porta para a entrada para Deus (Jo 10,9). Por Ele temos o conhecimento do Pai. O conhecimento que adquirimos do Pai é o mesmo que tem o Filho. Ele nos introduziu nesse conhecimento assumindo nossa humanidade para que pudéssemos entrar, por Ele, em comunhão de conhecimento com o Pai. Quando conhecemos o Pai? Quando acolhemos o Filho. “Conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, como o Pai me conhece e conheço o Pai” (Jo 10,14). Ao dizer “quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9)... está a nos abrir a participação em sua Vida no Pai. Sua missão se completa quando estiverem com Ele na casa do Pai, “quando entregar o Reino a Deus Pai” (1Cor 15,24).
A comunidade casa de Deus
               Nossa vida não é só pensar num futuro distante e nebuloso. Estamos já construindo este lugar na casa do Pai, na medida em que a edificamos aqui com as pedras espirituais que somos nós. Pedro, usando o símbolo das pedras espirituais que se ajustam, explica a casa de Deus na terra fundada sobre a pedra escolhida que é Jesus. Esta é a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que Ele conquistou para Si” (1Pd 2,4-5.9). Não se trata simplesmente da união de pessoas, povo, raça e sacerdócio. União entre nós e união com Deus pelos sacrifícios espirituais, isto é, a vida cristã vivida no amor e na dedicação. Por isso vemos que os apóstolos se preocuparam em organizar a comunidade com os diversos ministérios, como o dos diáconos, para a caridade (social).
Continuamos o Redentor

               Ao construímos com Jesus, recebemos também sua missão. Viver na graça da Palavra, anunciá-la com  nossa vida e nosso testemunho vai além de um trabalho. Ele nos constitui continuadores seus. Ele reuniu discípulos para estarem com Ele e serem enviados a anunciar (Mc 3,14). Jesus disse justamente isso quando explicou: “Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores obras do que estas. Porque vou para o Pai” (Jo 14,12). Nós temos a missão de fazer Cristo presente através de nossa palavra e de nosso modo de viver.  Para isso despojarmo-nos tudo que impede de chegar a cada pessoa e a alimente com sua Verdade, sua Vida e seja caminho para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário