S. Josafá (1580-1623)é o grande mártir da unidade dos cristãos. Era filho de ucranianos. Foi comerciante, depois monge basiliano e bispo. Viveu no tempo em que a Igreja Ocidental e Oriental estavam no auge das discussões separatistas.Voltando um pouco atrás na História, vemos que esta briga começou em 1054. Por motivo de questões doutrinárias a Igreja de Constantinopla separou-se da Igreja de Roma. Foram feitas várias tentativas de unificação. Algumas tiveram resultados parciais.
Uma delas foi no tempo de Josafá. Quando os rutenos uniram-se com Roma, ele aderiu à união e começou a trabalhar por ela até morrer. Principalmente depois de ser nomeado bispo. Mas encontrou muita oposição. Esta luta lhe custou dissabores, calúnias e perseguições. Fazia constantes visitas pastorais dissipando rancores, desfazendo ódios e pregando a aproximação entre ocidentais e orientais.Foi numa dessas visitas que ocorreu o desenlace fatal. A casa em que se achava, foi invadida por um bando de fanáticos. Depois de maltratar os que estavam dentro, atiraram-se sobre ele o mataram a machadada. Estava com apenas 43 anos. Foi canonizado em 1867.
Oração: Senhor, a luta pela unidade vem desafiando os séculos. As heresias mudam apenas de rosto e de roupagem. Ajuda-nos a ser fiéis, a nunca vacilar em nossa Fé. Que haja um só rebanho e um só Pastor.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário