No capítulo 44 do livro do Eclesiástico o autor sagrado faz desfilar diante de nossos olhos maravilhados, as grandes figuras do povo de Deus: patriarcas, profetas, sacerdotes e seus governantes:
"Façamos o elogio dos homens ilustres, nossos antepassados através das gerações... Uns exerceram a soberania em seus reinos e tornaram-se famosos em seu poder. Outros, conselheiros por sua sabedoria, fizeram revelações em profecias. Uns guiaram o povo com suas decisões, compreendendo os costumes de sua gente, e tendo palavras sábias para a sua instrução. Outros compuseram cânticos melodiosos e escreveram narrativas poéticas... Todos foram honrados por seus contemporâneos... Seus corpos foram sepultados em paz, e seu nome vive através das gerações. Os povos proclamarão sua sabedoria, e a assembléia celebrará seu louvor." (Ecli 44,1-15)
Segue depois uma lista de nomes, começando com Enoque e Noé.
Quantos nomes poderiam ser acrescentados a esta lista. Nomes de pessoas que honraram a História da Igreja ao longo desses vinte séculos. São os heróis do cristianismo.
Os mártires dos primeiros séculos do cristianismo: Sebastião, Inês, Cecília, Bárbara, Luzia, Estevão... Os mártires dos últimos tempos: Pe. João Bosco, Pe. Josimo, Maria Alves...
A série incontável de santos religiosos e leigos, de todas as nações e raças...
A série de 265 Papas que dirigiram os destinos da nossa Igreja, desde São Pedro até o nosso Bento XVI...
A série de teólogos, escritores, músicos, historiadores...
É interminável a fileira de missionários, catequistas, evangelizadores em geral, quer padres quer leigos... Muitos vieram de terras estrangeiras a fim de evangelizar nossa pátria.
Pelágio: Um entre muitos
Entre eles está o Pe. Pelágio. Nascido na Alemanha em 1878, logo depois de ordenado padre, ofereceu-se para vir trabalhar no Brasil, e aqui ficou até morrer. Não voltou mais para sua pátria, embora tenha tido oportunidade. Viveu cinqüenta e dois anos no meio de nós, fazendo de Goiás o seu povo e a sua pátria.
O que ele fez no Brasil? Não foi homem de grandes realizações e feitos heróicos. Não revolucionou as estruturas sociais. Não construiu grandes obras de renome. Não falou para grandes multidões. Não foi orador de fama.
Mas fez, muito mais. Construiu o reino de Deus nas almas. Conversou com as pessoas no seu dia-a-dia. Visitou milhares de doentes nas suas próprias casas. Repartiu com os pobres. Foi direto aonde doía. Abençoou, curou, libertou.
Por isso está entre os benfeitores da humanidade. Por isso pode figurar na lista de beneméritos citados pelo Eclesiástico. Por isso o povo está pedindo a sua canonização.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário