segunda-feira, 23 de novembro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “O Ressuscitado garante o fruto”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
1651. Sem Ele não há sentido
            Meditando sobre a evangelização tendemos à desilusão diante das dificuldades e dos resultados. Creio que o motivo seja o fato de esquecermos que o evangelizador é Jesus. Pensamos que seja inútil ou que não conseguiremos nada. Então ficamos acomodados e preferimos uma vida cômoda sem nos comprometermos até o fundo com esse ministério. Observamos que é inexplicável como as pessoas começam a crer somente tendo recebido tão pouco de nossa parte. “No caso de pensarmos que as coisas não vão mudar, recordemos que Jesus Cristo triunfou sobre o pecado e a morte e possui todo o poder” (EG 275). Papa Francisco continua: “Jesus vive verdadeiramente. Caso contrário, ‘Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação”’ (1Cor 15,14) (EG 275). Desde os primórdios da Igreja os discípulos sentiram sua grande cooperação no anúncio que faziam (Mc 16,20). Jesus continua sua missão de anunciar através de seus discípulos. Papa Francisco acrescenta uma bela palavra: “Somos convidados a descobri-Lo e a vivê-Lo. Cristo Ressuscitado e glorioso é a fonte profunda da nossa esperança, e não nos faltará sua ajuda para cumprir a missão que nos confia” (EG 275). Não se trata de convidar as pessoas para fazerem parte de nossa Igreja, mas sim mostrar que Jesus Cristo vale mais que tudo. Podemos realizar tudo o que Ele fez para nos comunicar a grande oferta do Pai que é viver em comunhão com Ele. Sem Ele a vida não tem seu sentido. O discípulo deve sentir que devemos fazer tudo como se dependesse só de nós, sabendo que tudo depende Dele. Estamos unidos a sua evangelização. Ele dá sentido a todo gesto evangelizador.
1652. O hoje de Deus
            Os mistérios da vida de Jesus não são narrativas do passado, como fatos de uma história. São o hoje de Deus. A força da Ressurreição permanece presente e atuante. “Se Jesus não ressuscitasse, vã seria nossa fé”, como vimos acima. Seria em vão e inútil qualquer anúncio de evangelização. Papa Francisco proclama: “A sua Ressurreição não é algo do passado; contém uma força de vida que penetrou o mundo...” (EG 276). Mesmo no mais profundo das trevas, sempre aparece a luz da Ressurreição. Afinal Jesus venceu o mal e a morte ( ). Hoje parecemos desiludidos com tudo o que acontece, mas a esperança é persistente e faz reviver. “Esta é a força da Ressurreição, e cada evangelizador é um instrumento desse dinamismo” (EG 277). Há muitas situações na Igreja que necessitam de Ressurreição quando se acomoda e se entrega ao vazio. Nessa condição o Evangelho fica sepultado sob muitas desculpas. Mas sua força adormecida pode despertar.
1653. Uma fé que acredita
            Fé significa acreditar Nele, acreditar que nos ama, que está vivo e é capaz de intervir, que não nos abandona; que tira bem do que não é tão bom com seu poder e sua criatividade infinita; acreditar que caminha vitorioso na história; acreditar que o Reino de Deus já está presente no mundo. A Ressurreição de Cristo produz por toda parte rebentos desse mundo novo que voltam a brotar. Ainda que os cortem, continua Papa Francisco, voltam a despontar, porque a Ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão. Não sabemos como acontecerá, mas temos certeza. Mesmo que desapareça em algum lugar, volta a renascer em outros (EG 279). Sem o Espírito não vamos longe, pois, “para manter vivo o ardor missionário, é necessária confiança no Espírito Santo” (EG 280).

Nenhum comentário:

Postar um comentário