De acordo com São João, evangelista (1:43-51) Felipe veio de Bethsaida , a cidade de André e seu irmão Pedro e pertencia ao grupo de discipulos que acompanhavam São João Batista. Felipe estava presente quando João indicou Jesus como o "Cordeiro de Deus". Cristo chamou Felipe de discípulo no dia seguinte a escolher André e Pedro como seus discípulos. Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas todos se referem a Felipe na sua lista usualmente colocando-o no quinto lugar logo após Pedro, André, Tiago e João. O evangelho de João oferece mais informação sobre o discípulo mencionando Felipe no episódio de alimentar as multidões (6:5-7), o desejo de varios Gregos de conhecerem e encontrarem Jesus (12:21-23) e a memorável conversa dele com Jesus quando Filipe disse : "Senhor, mostrai a nós o Pai e isto será o suficiente para nós" par a o que Jesus respondeu: "Estou tão longe de voce, por tanto tempo que voce ainda não me reconhece, Felipe? Todo aquele que me vê, está vendo o Pai!...."
Tinha uma agradável personalidade, mas era um discípulo hesitante em forçar o seu ponto de vista ao outros. Poucos detalhes se conhece das atividades de Felipe após a Ascensão do Senhor . Uma certa confusão ocorre entre Felipe, o Apostolo e Felipe o Evangelista mencionado no capitulo oitavo dos "Atos dos Apóstolos" .
São Eusébio e outros escritores e estudiosos preservaram tradições variadas sobre a vida de Felipe após a morte de Jesus. Ele supostamente pregou em Phyygia, na Ásia Menor , Clemente da Alexandria informa que Felipe morreu como um martir durante o reinado do imperador Domitian (81-96) sendo crucificado de cabeça para baixo ou talvez teria morrido em Hierapolis na Ásia Menor. As suas duas filhas foram mencionadas por Polycrates, bispo de Ephesus e muito reverenciadas nos primeiros anos da igreja católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário