segunda-feira, 17 de junho de 2024

SANTOS BLASTO(BRÁS) E DIÓGENES, MÁRTIRES, NA VIA SALÁRIA ANTIGA

Brás e Diógenes são dois santos mártires da antiguidade, cujos restos mortais descansam na Basílica romana de Santa Praxedes. Venerados desde a Idade Média, sabe-se que Brás era um tribuno, condenado por ser cristão, em 269; o martírio de Diógenes está descrito na epígrafe do presbítero Marea.
Blasto (ou Biagio) e Diógenes são dois mártires da antiguidade cujos restos mortais repousam em Roma, na Basílica de Santa Prassede. Venerado já na Idade Média, sabe-se que Biagio foi um tribuno condenado em 269 por ser cristão; Uma epígrafe do presbítero Marea nos fala do martírio de Diógenes. 
Martirológio Romano: Em Roma, na Via Salaria Vecchia, os santos Blasto e Diógenes, mártires. Santos BLASTO e DIÓGENES, mártires, venerados em ROMA.
Destes dois santos, venerados na antiguidade e na Idade Média em Roma, temos notícias do Martirológio Hieronimiano de 17 de junho. Um Blasto, tribuno de Cláudio, o Gótico e por ele condenado à morte por ser cristão (269), é mencionado nos Atos do mártir São Valentim, mas nada nos autoriza a identificá-lo com o nosso. Para São Diógenes, conserva-se o texto da epígrafe sepulcral do presbítero Marea, que menciona uma violação do túmulo durante o cerco de Vitiges (536). Foram sepultados na igreja de San Giovanni mártir, na Via Salaria «ad septem palumbas» (perto da Acqua Acetosa), e aí venerados como atestam os itinerários medievais. Seus corpos foram transportados pelo Papa Pasquale I para a basílica de Santa Prassede, conforme consta do catálogo de mármore; outras relíquias são encontradas na igreja de San Marcello na Via Lata, como demonstra uma inscrição dos séculos XI-XII. 
Autor: Dante Balboni 
Fonte: Biblioteca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário