Nascido na segunda metade do século IV, foi educado pelo bispo São Delfim, a quem sucederia em 404. Seu fervor apostólico manifestou-se contra os pagãos e as influências priscilianas de origem peninsular; segundo Venâncio Fortunato e Gregório de Tours, teve o apoio de São Severino nesta obra (Pe. Seurin), tanto que considerou por bem entregar-lhe seus deveres, que retomou após sua morte. Durante seu sacerdócio, Amando preparou-se para o batismo de São Paulino de Nola, a quem permaneceu unido por grande afeto, como testemunham algumas cartas. Ele também estava em correspondência com São Jerônimo. Morreu por volta de 432 e foi enterrado na igreja de San Severino. Sua festa é celebrada em 18 de junho.
Martirológio Romano: Em Bordeaux, na Aquitânia, França, Santo Amand, bispo, que instruiu na doutrina da verdade e batizou São Paulino de Nola, que muitas vezes o elogiou.
Santo Amando foi um bispo de Bordéus que viveu entre os séculos IV e V.
Nascido na segunda metade do século IV, foi educado e instruído por Delfim, bispo de Bordéus. Foi também ordenado sacerdote pelo mesmo prelado.
Por volta do ano 389, Amando preparou-se para o batismo de São Paulino de Nola, a quem permaneceu unido por uma profunda amizade e grande afeto, como evidenciam algumas cartas.
São Amando tornou-se bispo de Bordéus em 404.
Grande e apaixonado evangelizador, seu fervor apostólico manifestava-se contra o gnosticismo dos pagãos e as influências priscilianas de origem peninsular.
Venâncio Fortunato e Gregório de Tours testemunham que Santo Amando, em sua obra evangelizadora, teve o apoio de São Severino (Pe. Seurin).
Seis anos depois de sua nomeação como bispo, ele renunciou em 410 e deu seu lugar a São Severino.
Em 420, com a morte de São Severino, ele retornou às suas funções como arcebispo de Bordeaux, até sua morte, que presumivelmente ocorreu por volta do ano 432.
Após sua morte, Santo Amando foi sepultado na igreja de São Severino.
Deste santo bispo temos o testemunho de uma copiosa correspondência com São Jerônimo.
Santo Amando, bispo de Bordéus, é celebrado a 18 de junho.
Autor: Mauro Bonato
Nenhum comentário:
Postar um comentário