sábado, 22 de junho de 2024

EVANGELHO DO DIA 22 DE JUNHO

Evangelho segundo São Mateus 6,24-34. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: "Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?" Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Afonso-Maria de Ligório 
(1696-1787) 
Bispo, doutor da Igreja 
Maneira de conversar com Deus 
«Não vos preocupeis» 
Pensa nisto: o teu Deus ama-te mais do que tu te amas a ti próprio; por isso, nada tens a temer. «O Senhor cuida de mim» (Sl 39,18), repetia David, e este pensamento reconfortava-o. Diz, tu também: «Nos teus braços, Senhor, me entrego, sem admitir outra preocupação que não seja amar-Te e agradar-Te: aqui me tens, pronto a fazer tudo o que quiseres. Tu tens mais do que o simples desejo de me fazer o bem: fá-lo-ás realmente; por isso, a Ti entrego o cuidado da minha salvação, já que me mandas depositar toda a minha esperança em Ti: "Em paz me deito e logo adormeço, pois só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança" (Sl 4,9)». «Sê digno da bondade do Senhor» (Sab 1,1): com estas palavras, o Sábio exorta-nos a confiar na misericórdia de Deus muito mais do que a temer a sua justiça. De facto, Deus está muito mais inclinado a abençoar do que a castigar, segundo as palavras de São Tiago: «A misericórdia triunfa sobre o juízo» (Tg 2,13). Daí a recomendação do apóstolo São Pedro: «Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele cuida de vós» (1Pd 5,7). Abandonemo-nos sem reservas à bondade de Deus, mas, sobretudo, confiemos na preocupação extrema que Ele tem pela nossa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário