sábado, 24 de junho de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “O moço que soube acertar”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Deus confiou nele
 
No dia 19 de março temos a querida festa de São José, Esposo da Virgem Maria. Como estamos em tempo de Quaresma, podemos contemplar em S. José um homem que soube viver a graça de Deus e grande exemplo da beleza e da transparência de Deus. Antes de ser visto na preciosa participação no mistério da Redenção, assumindo a missão de pai do Filho de Deus, temos que ver nele o homem de fé, na linha dos grandes patriarcas do Antigo Testamento. Ele é o inspirador de todos os grandes homens que assumem com totalidade a missão de colocar o ensinamento de Jesus como razão de sua vida. A Escritura, para explicar que tipo era ele, chama-o de “homem justo”, aquele que vive a justiça, isto é, a santidade que Deus dá a participar. Diante da situação muito embaraçosa da gravidez de sua prometida esposa, não sendo ele o pai, toma uma decisão na fé. A lei mandava apedrejar. José estava de acordo com a Lei. Não nega a lei, mas não querendo participar dos sentimentos mesquinhos dos que faziam tais apedrejamentos, decide abandonar a noiva secretamente. Esta atitude a livraria do apedrejamento. Seria um tipo de desligamento do matrimônio, sem reações públicas, usando as razões que a tradição, não dará seu nome à criança. Após aceitar, o projeto de Deus, recebe em casa Maria, fazendo a celebração do matrimônio. Ele é, perante a Lei, o pai da criança, mesmo antes de levar a esposa para sua casa. Assumindo o Filho de Deus, entra na linha da família de Davi que nos dá o Salvador. 
Vivendo a graça de Deus 
Esse homem santo é muito querido pelo povo de Deus. Mas é um como nós. Não teve os privilégios de Maria, mas correspondeu como homem justo. “A ele foram confiadas as primícias da Igreja, Jesus e Maria” (prefácio). Não teve filhos, mas uma família imensa através de seu filho, o Filho de Deus. A Escritura diz: “Tornou-se pai de muitos povos”, como Abraão (Gn 15,5; Rm 4,18). Que figura bonita desse moço que foi escolhido, de modo tão curioso, para ser o pai do Filho de Deus! Pai que não gerou, mas criou e fez crescer para cumprir sua missão. Lembramos que todo o jovem tem muito de José: justo e fiel, capaz de ter Deus em si e fazê-lo crescer. Vivemos em um momento em que o jovem passa por dificuldades em um ambiente adverso como o de José. Quem sabe pudéssemos convocar os jovens a serem como foi o jovem pai (tido como pai) de Jesus. Basta fazer o que ele fez: fazer Jesus crescer e encaminhá-lo ao mundo através de nossas ações. 
Invocando S. José 
Homem de fé. Quando se fala que ele teve um sonho, quer dizer que ele teve que enfrentar os problemas e acolher as soluções de Deus, na fé. Isso é bonito. Todos podemos fazer o mesmo. Como lemos em Romanos sobre Abraão, “contra toda esperança, esperou contra toda esperança” (Rm 4,18), José, através da justiça da fé” (M 4,13) ensina que a vida não se baseia só em benefícios e vida serena, mas na compreensão de que tudo parte de Deus e para Ele volta. José consagrou-se a serviço do Filho de Deus (Oferendas). É o caminho para buscarmos a fundamentação da vocação que vivemos: Em qualquer lugar e sempre, a serviço do Filho de Deus e de sua missão. Se fizermos esse caminho de fé com ele, poderemos ser justos. Como a ele foram confiadas as primícias da Igreja, Jesus e Maria; a nos é confiada a Igreja em todos os cantos da terra. Temos a mesma missão. Que ele ore por nós ao Pai e nos proteja.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM MARÇO DE 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário