“No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia à classe sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo, de modo irrepreensível, todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas, eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos tinham idade avançada” (Lc 1, 5-7).Hoje, a Liturgia celebra a festa de um casal de Santos, o primeiro, depois de Maria e José, do qual falam as Escrituras. O Evangelho de Lucas começa, exatamente, com a história destes dois esposos, que eram justos diante de Deus, fiéis e observantes. Porém, tinham um espinho no coração por não poder conceber um filho. Naquela época, a esterilidade também era uma causa de marginalização.
Mutismo, entre sinal e castigo
Um casal tocado pela Graça
Traziam no ventre a história da salvação
Logo, o papel de Isabel, contra toda e qualquer previsão, era ser a mãe daquele que estava destinado a preparar o caminho de Jesus: João Batista. Isabel sentia, dentro de si, esta graça, como ainda a vida, que crescia em seu ventre: esta vida exultou, dentro dela, pela visita inesperada da sua prima Maria. A Virgem também havia recebido o anúncio do Anjo, ao qual disse sim, imediatamente, porque, do mesmo modo, estava cheia de graça. Eis o encontro de duas mulheres, que traziam no ventre a história da salvação.
“Benedictus”
Quando Zacarias voltou a falar, com o nascimento de seu filho João, pronunciava palavras de louvores a Deus: o “Benedictus”, também conhecido como Cântico de Zacarias, com o qual agradecia a Deus pelo acontecimento prodigioso: "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu seu povo; fez nascer por nós um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo, como havia anunciado pela boca de seus Santos e profetas, desde o início dos tempos...".
Após essas palavras de Zacarias e Isabel, não foi dito mais nada nos Evangelhos. De fato, não havia necessidade de dizer mais nada para quem sabia que, o verdadeiro sentido da vida consiste em viver de misericórdia!
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/06/23/ss--zacarias-e-isabel--pais-de-s--joao-batista.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário